Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Direitos humanos, MARÇO LARANJA, Mulher

Imagem

CONQUISTA: SÃO JOSÉ DOS PINHAIS VAI CRIAR A COORDENADORIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MULHER

Mecanismo faz parte das reivindicações do projeto Março Laranja, da Força Sindical do Paraná

Nesta quarta-feira, dia 08 de março, a Força Sindical do Paraná, celebrou mais uma grande conquista. Durante audiência pública em São José dos Pinhais, sobre o Março Laranja, projeto da Força Sindical, a prefeita do munícipio, Nina Singer, anunciou a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher. Essa é uma das reinvindicações do projeto Março Laranja, da  Central Sindical, que determina mais políticas públicas para a mulher vítima de violência. 

“O anuncio da prefeita é uma conquista e mais um  passo importante na luta pela valorização da mulher. É com esse objetivo que temos levado o Março Laranja para todo o estado. Precisamos cada vez mais de políticas públicas que ajudem a mulher, principalmente, as que são vítimas de violência, a ter mais espaço e respeito”, comemorou o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka. 

A audiência em São José dos Pinhais faz parte da série de audiências públicas que a Força Sindical do Paraná está promovendo em vários municípios do estado para debater o Março Laranja. (confira o calendário de audiências mais abaixo)

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS NA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA MULHER
A audiência, realizada na Câmara Municipal, teve o plenário da casa lotado com a presença da prefeita Nina Singer, vereadores, autoridades e representantes de vários movimentos da sociedade. 

O presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, destacou que “ que estamos num momento propicio agora que temos um governo voltado para  a área social, que incentiva as pessoas para o diálogo como forma de construção do país que queremos”, disse.

Para a prefeita, mesmo com o anúncio da criação da coordenadoria, ainda há muito a avançar: “Temos ainda mais de  mil mulheres com medida protetiva em São José dos Pinhais. O Brasil é o quinto país  em violência contra  mulher. Temos que continuar a luta para virar esse jogo”, enfatizou a prefeita. 

O presidente da Câmara, Allax Siqueira, destacou que as mulheres ainda recebem 20% a menos que os homens. Então temos muito que avançar. É um compromisso dessa casa lutar para aumentar os direitos das mulheres e contamos com o movimento sindical também nessa luta”, disse. 

A vereadora Fátima de Paula deixou clara a necessidade que a luta pela valorização das mulheres é uma luta também dos homens. “Precisamos que os homens comprem essa briga junto conosco. Nós, mulheres, sempre fomos parceiros dos homens, então precisamos que eles sejam nossos parceiros. Enquanto os homens não estiverem junto conosco nessa luta, dificilmente iremos mudar a realidade. Estar do nosso lado, é estar do lado da sua esposa, da sua filha”, conclamou a vereadora. 

LUTA PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS DA MULHER
O vereador Denilson Grilo, que também é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, se comprometeu a lutar pela criação em São José dos Pinhais, da Secretária Municipal de Políticas da Mulher, proposta da Força Paraná. “Estarei pautando isso na Câmara e junto  à prefeitura. Quanto mais mecanismos de valorização da mulher, mais teremos chance de acabar com a violência contra elas”, disse Grilo. 

Gina Ribeiro Santiago, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, destacou a luta do Conselho para trazer para São José a Defensoria Pública da Mulher. “Acolhemos muitas mulheres vítimas da violência que precisam de uma maior assistência jurídica para poder se libertar do agressor. Por isso nossa luta, junto à prefeitura e ao Estado para trazermos a defensoria para nosso município”, disse Gina, destacando o trabalho realizado pelo Conselho. “O conselho não tem caráter executivo, mas sim de propositivo e fiscalizador. É formado por 18 instituições e movimentos: nove do governo e nove da sociedade visando debater políticas voltadas para a proteção da mulher”, esclareceu a presidente do Conselho. 

Em depoimento emocionado, no qual apresentou sua história, Doutora Sandra Regina Rangel Silveira, advogada presidente da Comissão de Estudos da Violência de Gênero da OAB\SJP, contou sua história como uma vítima da violência e como conseguiu virar a chave se tornando uma lutadora no combate a violência contra a mulher. “Minha luta é fruto do sofrimento que eu passei.  É obvio que precisamos mudar, porém,  enquanto  se fala em política pública,  eu falo em política familiar. A família é a célula.  O que os filhos vão aprender é  aquilo que você ensinar.  Se você for machista dentro da tua casa, o teu filho vai aprender isso. Se o filho ver o pai batendo na mãe, ele vai achar isso normal. Se o filho ver você assediando uma mulher, ele vai fazer isso. Então o que precisamos é a política do exemplo dentro de casa. Essa é a base.  Não adianta o governo tentar fazer e acontecer se a gente não fizer isso dentro de casa. Se eu não ensinar os meus filhos a diferença entre o certo  e errado  e se eu não criar os meus filhos pra não fazerem com as outras mulheres aquilo que eu não quero que façam com a minha mãe, com a minha esposa ou com a minha filha, então não adianta só cobrarmos o governo”, cobrou dra. Sandra. 

O comandante da Guarda Municipal de São José dos Pinhais enfatizou os desafios da Guarda Municipal na luta pela proteção da mulher, pincipalmente, as que possuem medidas protetivas.

A representante do Departamento da Mulher da Força Sindical, Neuralice Maina, falou sobre as reivindicações do projeto Março Laranja e da luta não só pela criação de mecanismos de proteção, mas também da necessidade do fortalecimento das instituições criadas. “Precisamos fiscalizar a situação em que se encontram as delegacias da mulher, qual o apoio dado para a polícia e a justiça poderem desempenhar bem seu trabalho, qual verba tem sido destinado para os órgãos responsáveis para a formulação de políticas públicas. Ou seja, é um trabalho continuo, de luta, para podermos realmente ter estruturas capazes  de promover a valorização da mulher”, cobrou Neuralice. 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA AUDIÊNCIA

CONFIRA ONDE SERÃO AS PRÓXIMAS  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO MARÇO LARANJA SOBRE O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

13 DE MARÇO – CURITIBA

Hora: 14H
Local: Câmara Municipal de Curitiba

21 DE MARÇO - CAMPO LARGO
Hora: 14h
Local: Câmara Municipal de Campo Largo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.