Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Custeio Sindical

Imagem

“Seminário do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical” debate Reforma Trabalhista e custeio sindical

Iniciativa é do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical, que conta com a Força-PR, outras centrais e Ministério Público do Trabalho

            Debater as mudanças promovidas pela famigerada nova lei trabalhista aprovada no final do ano passado, o custeio sindical e consequentemente como vai ficar a representação dos trabalhadores daqui para frente. Este é o objetivo do “Seminário do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical” iniciado na noite desta quinta-feira (26) que acontece no auditório da Fetraconspar, em Curitiba, com segunda parte amanhã de manhã das 9h às 13h00.

O debate é realizado pelo Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical, uma iniciativa das seis principais centrais sindicais do Paraná (CUT, CTB, CSB, Força, NCST e UGT) juntamente com o Ministério Publico do Trabalho. Além dos representantes destas entidades, participam também profissionais do meio jurídico, universitário e de assessorias sindicais.  

Neste primeiro dia o debate iniciou com o tema; “Liberdade Sindical e Financiamento da Atividade Sindical”, com o procurador do trabalho aposentado, autor de obras jurídicas e professor universitário, Drº Raimundo Simão Melo.

 

"Apesar dos pesares nós estamos avançando até porque o estado está olhando a nossa mobilização de outra forma. Mas temos que ter os pés no chão para que possamos sair mais fortes desta situação pós reforma trabalhista", analisa Dr° Raimundo

Logo após foi a vez do Procurador do trabalho e coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), Drº João Hilário Valentim, palestrar o tema “Aspectos Institucionais da nova contribuição sindical.

"É um caminho tênue, de precarização, uma fase quase que pré revolução industrial. Ao mesmo tempo temos um momento oportuno de construir algo novo. Mas será preciso muita luta para sairmos vencedores", ressalta o Dr° João Hilário. 

"Estamos no caminho certo. Esse Fórum só fortalece a nossa luta para buscarmos a liberdade de escutar e deliberar com a categoria quais são os melhores caminhos para defesa e manutenção dos direitos”, sinaliza o presidente da Força-PR e do SMC, Sérgio Butka.

Amanhã o Seminário continua com a seguinte programação:

9h – Elementos doutrinários e jurisprudenciais da “nova” contribuição sindical

Drº Luiz Eduardo Gunther

Professor universitário/UNICURITIBA e Desembargador do trabalho no TRT 9ª  Região

10h – Qual será o futuro da contribuição negocial no parlamento?

André Luiz dos Santos

Assessor parlamentar do DIAP

11h – As fontes de financiamento sindical

Experiência internacional

Drº Ariovaldo Oliveira Santos

Sociólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina

12h30 – Ato em referencia ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

13h30 - Término

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.