Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Boa fase: Indústria automotiva têm 3º melhor mês da história

285,4 mil unidades comercializadas, este é o número que registra o terceiro melhor desempenho da história da indústria automobilística do Brasil. O resultado positivo foi divulgado nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

O segundo melhor mês foi em junho de 2008 (288,1 mil), enquanto que o primeiro foi junho de 2009 (300,3 mil)."Mesmo com o movimento de antecipação de compras tivemos o terceiro melhor mês da história. Desempenho que pode ser explicado pelo saldo crescente do crédito e taxa de juro decrescente", avalia Jackson Schneider, presidente da Anfavea.

Mesmo com este número, as vendas caíram 4,9% na comparação com junho deste ano, e 0,9% frente a julho de 2008. Na direção contrária, no acumulado do ano até julho, as vendas cresceram 2,4%, para 1,74 milhão de unidades. Nos últimos 12 meses, o número de veículos comercializados subiu 0,1%, somando 2,86 milhões. Schneider acrescentou ainda que a expectativa para este mês é que as vendas sejam boas.

Emprego

A Anfavea também informou nesta segunda que o número de pessoas empregadas na indústria automobilística somou 119.598 em julho de 2009, o que representa um acréscimo de 0,1% frente ao mês anterior e queda de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Deste número, 105.411 foram do segmento de autoveículos e 14.187 de máquinas agrícolas automotrizes.

"Houve uma curva de reversão importante no mês passado. Imagino que nos próximos meses ocorra um aumento do número de emprego", considera o presidente da Anfavea, lembrando que este número não inclui os últimos anúncios de algumas montadoras.

Produção
A previsão de queda de 5,2% na produção total em 2009 será puxada principalmente pelo recuo das exportações, de acordo com a associação. "O que deve puxar para baixo a produção é o recuo da exportação, devido ao encolhimento do mercado externo", afirma Jackson Schneider.
Em 2008, a indústria produziu para o mercado interno 2,44 milhões de unidades, enquanto que a previsão para este ano é de fabricar 2,61 milhões, o que poderá representar um incremento de 6,7%.

A associação informou também que a produção de veículos em julho caiu 0,9% frente ao mês anterior, para 281,6 mil unidades. Na mesma direção, a produção recuou 11,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano foi fabricado 12,9% a menos em relação aos mesmos meses de 2008.
Por sua vez, as exportações (em valores) desceram 3,2% em julho ante junho e despencaram 50,1% contra julho de 2008.

Fonte: Induscom

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.