Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalurgia e máquinas: pauta aprovada, luta iniciada!

Após as recentes conquistas nas montadoras e autopeças, o SMC iniciou na noite de ontem (19) a luta da última Campanha Salarial do ano de 2009. Em assembléia na sede central do Sindicato, a categoria aprovou por unanimidade a pauta de reivindicações dos setores de metalurgia e máquinas, cuja data-base é em 1º de dezembro. Entre as principais bandeiras de luta, estão o reajuste salarial de 10% (aumento real + reposição de 100% do INPC), abono, elevação no piso salarial e adicional noturno de 25%. Essa pauta será encaminhada agora ao Sindimetal e Sindimaq.

Além da Convenção Coletiva de Trabalho a ser fechada com os sindicatos patronais, o SMC também vai negociar a pauta individualmente, por empresa. Em anos anteriores, essa foi uma luta que deu resultado bastante positivo, pois foram conquistados vários avanços além da Convenção. Hoje cedo (20), a pauta foi ratificada em assembléias na Bosch, CNH, WHB (Usinagem e Fundição) e Brafer. O objetivo é de que as negociações dos acordos coletivos com as empresas comecem já no dia 3 de novembro. “Esse vai ser o maior desafio do ano. Vai ser mais difícil que nas montadoras e autopeças. Os setores de metalurgia e máquinas representam entre 60% e 70% da nossa categoria. Contamos com a união e mobilização dos trabalhadores para avançarmos e conquistarmos bons acordos nessa data-base”, projeta o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Confira os principais itens da pauta dos trabalhadores em metalurgia e máquinas

10% de reajuste salarial (aumento real + reposição de 100% do INPC)

Abono

Elevação no piso salarial

Adicional noturno de 25%

Avanço nas cláusulas sociais

Clique aqui e confira a galeria de fotos. E logo abaixo, confira a reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.