Emprego e faturamento da indústria crescem
O faturamento da indústria voltou a crescer em setembro em relação ao mês anterior, subindo 1%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação ao mesmo mês de 2008, porém, houve queda de 4,7%. De janeiro a setembro, o faturamento acumula queda de 7,5% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.
Apesar disso, a utilização da capacidade instalada, que reflete o uso de máquinas e equipamentos, caiu em setembro para 79,8%, contra 80,2% em agosto. Em setembro do ano passado, a utilização do parque produtivo era de 83%.
O emprego na indústria registrou pequeno aumento de 0,2% em relação a agosto. Em relação a setembro do ano passado, acumula queda de 4,8%. No ano, a queda acumulada é de 3,5%.
O número de horas trabalhadas também cresceu, variando 0,4% de agosto para setembro. Na comparação com setembro de 2008, a queda é de 10,4%. De janeiro a setembro a queda acumulada é de 9,1%.
Já a massa salarial ficou estável em setembro em relação ao mês anterior. Na comparação com setembro de 2008, a queda é de 3,9%. Nos nove primeiros meses de 2009, há queda de 2,1%.
Fonte: Folha Online