Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

PSDB decide nesta 3ª se lança candidato ao Senado

O tucanato reúne sua bancada nesta terça-feira (11), para decidir a posição que irá adotar na disputa pela presidência do Senado. O PSDB pende para o lançamento de uma candidatura própria. O nome mais cotado é o da senadora Marisa Serrano (MS).

Confirmando-se a indicação, Marisa concorreria com o senador que vier a ser indicado pela bancada do PMDB. José Sarney (AP) informou à direção do partido que não quer mesmo entrar na refrega. Leomar Quintanilha (TO) e Valter Pereira (MS) retiraram-se da disputa. Restaram Garibaldi Alves (RN), Neuto de Couto (SC) e Pedro Simon (RS).

Em negociação que consumiu toda a segunda e entrou pela madrugada de terça, o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO) buscava uma conciliação interna que desembocasse num candidato único. Tenta-se deixar de pé apenas a candidatura de Garibaldi.

Embora torça o nariz para o senador, ex-relator da CPI dos Bingos, Lula, que preferia Sarney, foi convencido de que Garibaldi pacificaria a oposição. Não é bem assim. Nos subterrâneos, José Agripino Maia (RN), líder do DEM, inclina-se para Neuto. E o PSDB está a um passo de lançar o nome alternativo.

O tucanato sabe que, optando pela candidatura partidária, vai à disputa sem a menor chance de vitória. Ainda assim, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM); e o presidente da legenda, Sérgio Guerra (PE), avaliam que não há nada a perder. Ao contrário.

“Acho que muito difícil o PSDB não lançar candidato”, dizia Virgílio a um amigo na noite passada. “Não tem razão para não lançar. Tenho a impressão de que devemos lançar de qualquer jeito. É a posição que vou defender na bancada.”

Na opinião do líder tucano, compartilhada por boa parte de sua bancada, ao entrar na disputa, o PSDB demarcaria as suas posições. Dividiria com o candidato do PMDB os espaços da mídia. E levaria ao noticiário uma plataforma de “transparência”, “moralização” e “independência” do Senado em relação ao governo.

Afora Marisa Serrano, discute-se alternativamente o nome de Marconi Perillo (PSDB-GO). Mas a senadora parece dispor da preferência da maioria. O próprio Perillo defende a colega como a melhor alternativa do partido.

Marisa ganhou notoriedade ao dividir com Renato Casagrande (PSB-ES) a realatoria do primeiro processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL), aquele em que o senador foi acusado de servir-se de verbas da empreiteira Mendes Júnior para pagar a pensão alimentícia da filha.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.