MINISTÉRIO PÚBLICO E CENTRAIS SINDICAIS DO PARANÁ VÃO FORTALECER A LUTA CONTRA O ASSÉDIO ELEITORAL
Em conjunto com o Fórum de Liberdade Sindical, o Ministério Público do Trabalho anunciou que vai fortalecer o combate ao assédio eleitoral visando coibir as práticas no ambiente de trabalho que tentam constranger trabalhadores a votarem em determinado candidato apoiado pelo patrão. O anúncio foi feito durante o ato de combate ao assédio eleitoral, realizado hoje (07), na sede do MPT\PR, em Curitiba. No encontro, que contou com representantes das Centrais Sindicais, Sindicatos e diversas outras organizações da sociedade civil organizada, o MPT, na pessoa da sua procuradora-chefe, dra. Margaret Matos de Carvalho, anunciou a criação de uma força tarefa de procuradores que irão receber as denúncias de assédio. Segundo Margaret, os casos de assédio eleitoral tem aumentado no estado.
DENÚNCIAS PODEM SER FEITAS PELO APLICATIVO DO MPT OU PELOS SINDICATOS
Outra iniciativa definida será o aumento da divulgação do canal de denúncias e das práticas que caracterizam esse tipo de assédio. Essa conscientização ficará a cargo, principalmente, das entidades sindicais. “Estaremos levando aos trabalhadores todas as informações sobre esse tipo de assédio e as medidas necessárias para coibi-la, além de mostrar que o trabalhador é livre para votar em quem quiser, sem ser importunado e constrangido por isso”, disse o secretário-geral da Força Paraná, Jamil D´avila.
A procuradora-chefe do MPT-PR, Margaret Matos de Carvalho, ressaltou a importância do papel das entidades sindicais no esclarecimento dos trabalhadores acerca da ilegalidade do assédio eleitoral e na divulgação dos canais de denúncias dos casos de assédio. Os representantes de mais de 30 entidades sindicais presentes manifestaram preocupação em relação ao aumento da quantidade de casos de assédio e se comprometeram a realizar ações de conscientização dos trabalhadores e a divulgar os meios de denúncia do assédio eleitoral.
CANAIS DE DENÚNCIA
Para denunciar, o trabalhador pode procurar o seu Sindicato ou fazer a denúncia diretamente ao Ministério Público do Trabalho pelo canal de denúncia no site do MPT-PR https://peticionamento.prt9.mpt.mp.br/denuncia .
Para facilitar as denúncias, os trabalhadores podem, ainda, utilizar o aplicativo “MPT Pardal”, disponível nas principais lojas de aplicativo.
Aplicativo MPT Pardal na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mp.mpt.pardal.denuncias
Aplicativo MPT Pardal na Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/mpt-pardal/id1110132740
Comente esta notícia