Volvo: Metalúrgicos manifestam apoio à greve de trabalhadores das montadoras dos EUA
Solidariedade sem fronteiras!
Em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba na tarde desta quarta(20) os metalúrgicos da Volvo (Cidade Industrial de Curitiba) levantaram os braços para fortalecer a luta dos metalúrgicos das montadoras nos Estados Unidos da América (Ford, General Motors e Stellantis). A mesma linha será levada aos demais trabalhadores metalúrgicos e Curitiba e Região Metropolitana através das midias do SMC.
O encaminhamento intensifica o apoio movimento sindical brasileiro a greve dos trabalhadores norte-americanos por melhores salários, representados pela United Auto Workers (UAW), entidade sindical parceira de vários Sindicatos no Brasil.
A greve dos metalúrgicos dois EUA deve-se, entre outros motivos, ao lucro exorbitante das 3 empresas citadas acima (21 bilhões no 1º semestre de 2023), o alto salário dos CEO´s das montadoras, perseguição aos trabalhadores sindicalizados da UAW e sistema de salários em 2 níveis.
O presidente do SMC, Sérgio Butka, analisou a mobilização dos norte-americanos e também o reflexo do diálogo entre o presidente da república, Luiz Inacio Lula da Silva e o presidente dos EUA, Joe Biden.
Veja abaixo também a fala do vice-presidente do SMC, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, logo após a assembleia na Volvo.
Comente esta notícia