Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC reforça importância de celebrar dia dos povos indígenas

Nesta sexta-feira, 19 de abril, comemora-se o dia nacional dos povos indígenas. Criado por meio de decreto-lei pelo então presidente Getúlio Vargas em 1943, a data representa momento oportuno para destacar a importância da diversidade cultural e étnica do povo brasileiro e salientar a urgência de lutar pelos direitos dos povos originários. 

O genocídio Yanomami e o avanço de iniciativas como o marco temporal acentuam a relevância da data.

Atualmente, o Brasil tem 1,7 mi de indígenas, segundo senso do IBGE. No Paraná, residem 30.460 indígenas autodeclarados.

"Precisamos celebrar a diversidade dos povos indígenas mas também lutar para defendê-los e garantir seus direitos", ressalta o presidente do SMC, Sérgio Butka. 

Os valores e as práticas dos povos indígenas contribuem para recordarmos a necessidade de olharmos para nossas raízes e de nos esforçarmos para construir uma nação onde a diversidade étnica e cultural possa florescer e se fortalecer:

Como disse, certa vez, Ailton Krenak, destacado líder indígena, ambientalista, poeta e filósofo brasileiro: “Por isso que os nossos velhos dizem: "Você não pode se esquecer de onde você é e nem de onde você veio, porque assim você sabe quem você é e para onde você vai". Isso não é importante só para a pessoa do indivíduo, é importante para o coletivo”.

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.