28 DIAS DE GREVE POR MAIS SAÚDE E SEGURANÇA: ÔNIBUS CHEGAM VAZIOS NOVAMENTE NA RENAULT
Os ônibus da Renault\Horse que transportam os trabalhadores novamente chegaram vazios na manhã desta segunda-feira (03\06) na fábrica da montadora. Com isso, a greve dos empregados por mais saúde e segurança no local de trabalho completa 28 dias.
Por enquanto, a direção da empresa continua com a postura de não diálogo, se negando a negociar com o Sindicato. No último dia 28, trabalhadores rejeitaram, em assembleia, pela 3ª vez, a mesma proposta da empresa.
“A falta de maturidade da empresa em não aceitar o resultado da assembleia dos trabalhadores e não querer sentar parar negociar faz com que que a greve se arraste. A impressão é que não querem resolver nada das reivindicações preferindo colocar em risco a saúde e segurança do trabalhador e tomar prejuízo com a falta de produção só para não dar o braço a torcer”, analisa o presidente do SMC, Sérgio Butka.
Nesta terça-feira (04), acontece a audiência onde será julgado o recurso do Sindicato contestando a liminar que considerou a greve ilegal. Á tarde, às 14hs, SMC convocou nova assembleia com os trabalhadores para debater o rumo da mobilização.
REIVINDICAÇÃO DOS TRABALHADORES
A principal reivindicação dos trabalhadores é pela contratação de mais empregados para suprir o ritmo intenso da linha de produção que tem sobrecarregado os funcionários colocando sua saúde e segurança em risco. Uma evidência desse fato é o índice de engajamento do trabalhador na linha de produção que está em 95%, ou seja, dentro do processo de trabalho, o trabalhador tem apenas 5% de tempo para dar “uma respirada” ou ir ao banheiro. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) cobra que a empresa baixe esse índice para 85% ou menos.
Além disso, a falta de trabalhadores absenteístas, que fazem o revezamento na linha de produção com trabalhadores que precisam ir ao banheiro, por exemplo, é outro fator que tem gerado transtornos dentro da fábrica. Devido a falta do absenteístas, há relatos de trabalhadores que tiveram de esperar até 40 minutos para utilizar o banheiro. Também faltam trabalhadores para cobrir metalúrgicos que folgam ou se ausentam do trabalho. Essa situação acaba sobrecarregando os demais empregados.
Como solução para a situação, o SMC propõe a contratação de, pelo menos, um trabalhador absenteísta setor, ou seja, cerca de 300 trabalhadores para suprir a demanda da linha de produção. Outras reinvindicações nesse sentido, são a melhoria do plano de saúde e a implantação de um plano de cargos e salários para o setor da logística.
AUTORIDADES REPUDIAM ATITUDE DA EMPRESA
A mobilização dos trabalhadores por melhores condições de trabalho já chama a atenção do Legislativo. As Câmaras Municipais de Araucária e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, manifestaram seu repúdio com a postura da empresa e cobraram mas responsabilidade com a saúde dos trabalhadores. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais também aprovou uma moção em defesa dos trabalhadores.
No dia 27 de maio, na sessão plenária da . Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Luiz Claúdio Romaelli (PSD), fez um pronunciamento cobrando mais postura do governo do estado em relação à situação dos trabalhadores, sugerindo que o governo convoque uma mesa tripartite entre as partes. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais também aprovou uma moção em defesa dos trabalhadores.
PAUTA ECONÔMICA
Além da pauta social, os trabalhadores também reivindicam:
- PLR: Mínimo de R$ 30 mil com valor da 1ª parcela de R$ 18 mil para um volume de produção de 201 mil veículos
- Reajuste salarial baseado no INPC (previsão de 3,66%) + PIB 2022 (3,02%) = 6,80%
- Reajuste do Vale Mercado: 6,80% (da conta acima) + a incorporação da defasagem salarial do INPC de 2020 à 2024 (8,82%) - Hoje, o VM está no valor de R$ 1040,00, com o reajuste passaria para cerca de R$ 1700,00.
FUNDO DE GREVE
Como a empresa começou a cortar os salários dos trabalhadores, o Sindicato está liberando um fundo de greve de até R$ 1 mil por trabalhador associado. Ao aderir o fundo o trabalhador estará doando R$ 20 para ajudar o SOS Rio Grande do Sul.
RENAULT/HORSE
A fábrica da Renault possui cerca de 5 mil trabalhadores (3.500 da produção e 1.500 administrativos) em dois turnos. Os modelos produzidos são a OROCH, MASTER, KARDIAN SUV, KWID E A DUSTER. A produção diária da fábrica atualmente é de cerca de 800 veículos por dia. A fábrica tem capacidade máxima para produzir cerca de 1.380 veículos\dia.
Já a fábrica da Horse, que produz os motores da Renault, possui cerca de 600 trabalhadores, fabrica atualmente 900 motores\dia.
























COLÔNIA FÉRIAS MATINHOS
CENTRO LAZER MATINHOS
SEDE CAMPESTRE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
FORMAR - GUARAQUEÇABA
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