Novembro Azul: Força Paraná realiza testes de saúde para incentivar a população de São José dos Pinhais
Fazendo parte das ações da campanha do Novembro Azul, a Força Paraná esteve nestes dias 20 e 21, em parceria com a SESA, na Rua XV de São José dos Pinhais, conscientizando a população e oferecendo gratuitamente a realização de testes rápidos de saúde.
É o terceiro ano consecutivo que a Central realiza essa ação no município. O sucesso se deve também aos alunos do Instituto Menna Barreto que sempre estão juntos na campanha atendendo a população. Foram eles que, neste ano juntamente com o corpo técnico da saúde de São José dos Pinhais, realizaram testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Glicemia, Pressão Arterial e Frequência Cardíaca durante as atividades.
“O trabalhador precisa ter consciência de que para cuidar da família e lutar por melhores salários e condições de trabalho é preciso ter saúde. Por isso a prevenção através de exames sempre será a melhor forma de antecipar e combater várias doenças, que infelizmente já fazem parte do cotidiano de muitos trabalhadores”, ressalta o Presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
Um problema cultural
As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.
Câncer de Próstata
Detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço, dores nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade para dormir e incontinência urinária.
Muitos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Outros acreditam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender além dos que não sabem que as dores podem estar relacionadas com o câncer.
Fique por dentro
Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.
• O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens
• 1 a cada 6 homens terá a doença
• 1 a cada 36 morrerá da doença
• Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos
• O INCA estima que em 2014/2015 68.800 novos casos sejam diagnosticados.
• No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.
• 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas
• 90% dos tumores são curáveis quando detectados precocemente
• O método mais eficaz de detecção é o exame preventivo
Lembre-se: A detecção precoce ainda é a maior arma na luta pela vida quando se trata de câncer de próstata porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido.
Comente esta notícia