Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > PCDs, Saúde, Saúde do Trabalhador

Imagem

Pessoas com Deficiência: Inclusão e Acessibilidade fazem parte da agenda permanente do SMC

Objetivo é promover a inclusão das PcDS no mercado de trabalho e derrubar mitos e preconceitos que ainda dificultam o pleno emprego de pessoas com deficiência

O Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho e a Comissão de Eventos do SMC iniciaram os debates para a criação de uma agenda permanente de trabalho junto às pessoas com deficiência. O objetivo é promover a inclusão das PcDS no mercado de trabalho e derrubar mitos e preconceitos que ainda dificultam o pleno emprego de pessoas com deficiência.

Durante os debates realizados ressaltou-se também a importância do trabalho em rede para ampliar a inclusão, o papel das empresas, do sindicato, dos órgãos públicos, das escolas, da família e do trabalho das pessoas com deficiência. Em breve teremos novidades!

Dados importantes 

86% dos profissionais de RH afirmam que as empresas contratam os candidatos apenas para cumprir a Lei de Cotas. Esse fato leva à uma baixa qualidade durante todo o processo de inclusão, desde a entrevista e a contratação até o desenvolvimento deste profissional na hierarquia da organização. As empresas ainda consideram a contratação de um PcD como um custo e não como um investimento, por isso, muitas vezes, acabam não disponibilizando os recursos, o tempo e os profissionais necessários para um processo de inclusão de qualidade.

Ano após ano, as políticas de inclusão procuram eliminar preconceitos, estereótipos e atitudes de gestores, entrevistadores ou colegas de trabalho que desvalorizam o direito das pessoas com deficiência de terem um trabalho de igual importância com os demais trabalhadores sem deficiência. Investir em informações que desmitifiquem tais preconceitos ainda é um ponto fundamental para garantir a existência de um ambiente de trabalho justo e inclusivo para os profissionais com deficiência ou usuários reabilitados pela Previdência Social.

SMC participa de Seminário sobre Inclusão e Acessibilidade no Rio de Janeiro

O Sindicato participou no último dia 20, representado por seu diretor Edson dos Anjos, do Seminário Inclusão e Acessibilidade: o Trabalho e a Pessoa com Deficiência”, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Osvaldo Cruz. 
O evento foi promovido pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, que existe desde maio de 2017 e tem como objetivo fortalecer ações em prol da equidade e diversidade, consolidando uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. 


 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.