Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia, Reforma da Previdência

Imagem

PL vai apresentar substitutivo à reforma da Previdência na comissão especial

O PL (antigo PR) decidiu apresentar texto substitutivo à reforma da Previdência (PEC 6/19) na comissão especial da Câmara que analisa o tema. A notícia está no blog do Camarotti, no portal G1

Substitutivo é um texto alternativo que pode ser proposto durante a tramitação de uma matéria no Congresso.

Os pontos da proposta do PL devem ser apresentados ainda na tarde desta quinta-feira (30) por integrantes do partido. O texto será assinado pelo líder da bancada na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB).

Integrante do Centrão, o PL é o partido do presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

O texto do PL, ente outros pontos, deve:

• excluir da reforma o sistema de capitalização;

• manter a aposentadoria especial para professores nos moldes como é atualmente;

• desconstitucionalizar o tema da Previdência, para facilitar futuras alterações (este ponto coincide com a proposta do governo);

• excluir da reforma os regimes próprios de servidores públicos estaduais e municipais; e

• excluir da reforma as alterações no benefício de prestação continuada (BPC) e na aposentadoria rural.

A decisão do partido de apresentar substitutivo entra em choque com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já se posicionou recentemente contra texto alternativo. A iniciativa também cria um desconforto para o governo e para o relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Segundo integrantes do PL ouvidos pelo blog, a movimentação para apresentar o substitutivo mostra que há dificuldade de diálogo entre alguns partidos do Centrão e Rodrigo Maia.

Fonte:DIAP

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.