Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em reunião online Fetim debate conjuntura econômica e política do país de olho nas negociações salariais

(FOTO::ARQUIVO FETIM) Em reunião online realizada agora a tarde a diretoria executiva da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) debateu a conjuntura econômica e política do país. As análises servem principalmente para nortear os Sindicatos na mesa de negociação com as empresas .

Para embasar os diretores da Fetim, participaram também do encontro virtual o economista Cid Cordeiro e o sociólogo João Guilherme Vargas Neto. Cid frisou a questão da queda no Produto Interno Bruto (PIB) menor do que o projeto no início da pandemia de -10%, empregos e faturamento de cada setor que envolve a categoria metalúrgica do estado. 

Ele também passou o desempenho dos setores de metalurgia, caminhões, automóveis e tratores e projeções para o índice de reposição da inflação (INPC) para agosto, setembro e outubro. 

João Guilherme destacou, entre os assuntos abordados, a questão do tripé que o movimento sindical deve manter nas mobilizações deste ano. Ele é composto pelas lutas que visam a vida, auxílio emergencial e empregos. O sociólogo também elencou a vitória dos trabalhadores da Renault como o principal fato sindical até agora.

Após as explanações das assessorias, os presidentes dos Sindicatos filiados a Fetim  passaram suas análises sobre questões nacionais e a situação da base de cada região do estado.

“A análise da conjuntura política e econômica e da situação de cada região é fundamental para definirmos a linha de atuação dos Sindicatos Metalúrgicos do estado nas negociações, principalmente com os reflexos econômicos da pandemia da Covid-19. Mesmo com todas as dificuldades não podemos baixar a cabeça. A luta na Renault é um grande exemplo de linha sindical que deve ser seguido”, ressalta o presidente da Fetim, Sérgio Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.