Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

EM SESSÃO PLENÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, METALÚRGICOS DE CURITIBA FALAM SOBRE A LUTA CONTRA A PANDEMIA

 SMC deixou claro que vai cobrar das empresas que atualizem os protocolos de prevenção à doença

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, e o assessor do Departamento de Saúde do SMC, Dr. Zuher Handar, participaram, na manhã de hoje (06), da sessão plenária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, para falar sobre as ações e luta que o Sindicato tem desenvolvido no combate à pandemia e seus efeitos na economia.

“Quando se iniciou os rumores da pandemia, fomos a primeira entidade sindical a procurar as empresas para estabelecer medidas de prevenção e proteção da saúde do trabalhador. Também estivemos na luta pela implantação do auxílio emergencial e coordenamos uma campanha de arrecadação de alimentos”, esclareceu Butka.

O presidente do SMC também falou da preocupação do SMC com a atual situação da pandemia no país e com a falta de maior efetividade dos governos em estipularem medidas restritivas que realmente venham a conter o avanço do vírus. “Estamos vivendo novamente um momento atípico com uma nova onda de covid. Por isso, é preciso que os governos repensem a forma que estão enfrentando a doença. O transporte público está lotado, se for nos supermercados já sabemos que está também. É preciso que as autoridades pensem a curto prazo. Quanto mais rápido vencermos o vírus, mais rápido aceleraremos a retomada econômica”, disse Sérgio, enfatizando que para estabelecer medidas restritivas é preciso que os governos também pensem nas medidas econômicas: “Precisamos combater a pandemia nos preocupando em não matar as pequenas empresas. As multinacionais não precisam de auxilio. Elas já tem vários incentivos fiscais, dilação de prazo de ICMS e outros benefícios tributários. Já tem uma concessão abundante para essas empresas”, falou o presidente do SMC.

Mais de 2.500 metalúrgicos já se infectaram
O assessor do Departamento de Saúde do SMC, Dr. Zuher Handar, foi enfático em afirmar a importância de se implementar um sistema mais rígido de combate à doença e falou sobre a preocupação que a pandemia tem trazido não só em relação aos trabalhadores com Covid, mas os que estão adoecendo pelo ritmo de trabalho incessante. “Quando um trabalhador tem que se afastar por Covid, o trabalho dele acaba passando para o outro que está na fábrica que tem que acumular as funções, o que tem ocasionado também adoecimentos”, disse Zuher.

“Cerca de 2.500 trabalhadores da base metalúrgica já se infectaram com Covid, boa parte desses trabalhadores são de empresas de São José dos Pinhais. Isso são os números que conseguimos levantar. É preciso que as empresas nos notifiquem dos afastamentos dos precisamos. Precisamos achar um mecanismo para ter o acesso às informações dos trabalhadores doentes”, enfatizou.

Por fim, o presidente Sergio Butka, falou de um projeto seu, quando foi vereador de São José dos Pinhais, entre 2001 e 2004, que estipulava a qualificação de médicos e demais profissionais de saúde do serviço público do município visando facilitar o diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. Butka pediu ao vereador Denilson Grilo (PSD), que também é diretor do SMC, para que seja incluso complemento na lei na de qualificação dos profissionais não só no diagnóstico do tratamento das doenças do trabalho como também do Covid-19 em trabalhadores. Também disse que o SMC já está procurando as empresas para cobrar a atualização dos protocolos de segurança em relação à doença. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.