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Dia Mundial de Combate ao Estresse - 23 de setembro

Há mais de 1ano e meio de convívio com a situação de pandemia da Covid19 no Brasil, ainda é difícil definir como ficou a saúde mental dos brasileiros. Em meio a esse cenário desafiador para a mente da população global, o Dia Mundial de Combate ao Estresse nunca foi tão relevante.


Na atual situação de pandemia da COVID-19 é comum ter ainda mais sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse.O excesso de notícias sobre a pandemia, a mudança de rotina, o distanciamento físico, e as consequências econômicas, sociais e políticas relativas a esse novo cenário podem aumentar ou prolongar esse desconforto emocional. Dar conta desses desafios atuais pode não ser uma tarefa fácil para todos.


Podemos sentir que estamos sobrecarregados, especialmente quando pensamos ou sentimos que:


• não conseguimos fazer as coisas do nosso jeito;
• não temos capacidade para lidar com os desafios;
• não contamos com o apoio necessário de pessoas que são, para nós, importantes.


A psicologia acumulou um sólido conjunto de conhecimentos sobre como reagimos ao estresse e sobre como podemos lidar com essas situações difíceis. Esse conhecimento e as recomendações feitas por instituições científicas e oficiais, como a Organização Mundial da Saúde, embasaram a Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia .


Bandeira permanente do SMC 
O combate ao estresse é uma bandeira de luta permanente do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do SMC. Além da capacitação da diretoria para a luta das melhores condições de trabalho, o departamento promove cursos e seminários, além da produção de uma série de cartilhas relacionadas às doenças ocupacionais e material de apoio relacionado ao Departamento, que você confere clicando AQUI

Prevenção e controle são duas palavras-chave nesse combate, e uma boa alimentação e a prática de atividades físicas são pilares da empreitada. A seguir, confira algumas orientações do Ministério da Saúde:


Alimentação: O processo de estresse leva à perda de vitaminas e nutrientes. Assim, torna-se essencial repor essa perda por meio do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Verduras, como brócolis, chicória, acelga e alface, bem como frutas, são aliados importantes no restabelecimento do equilíbrio do organismo.
 
Atividades físicas: Além de proporcionar benefícios às funções cardiovasculares e respiratórias, bem como ao organismo como um todo, a prática de atividades físicas tem parte fundamental na prevenção e no controle do estresse. Exercícios estimulam a produção de substâncias corporais que proporcionam, de modo natural, efeitos relaxantes e analgésicos. A mais conhecida delas é o hormônio endorfina.
 
Dicas para aliviar o estresse

•    Estabeleça uma rotina;
•    Medite;
•    Toque um instrumento;
•    Seja solidário: ajudar é uma forma de melhorar seu bem-estar psicossocial, reduzindo, assim, o estresse;
•    Divirta-se!


O Lazer é parte fundamental da vida do trabalhador 
Também visando o lazer, entretenimento e momentos saudáveis com a família, o Sindicato disponibiliza para os associados o complexo MetalClube, com unidades em Matinhos, Guaraqueçaba e São José dos Pinhais. Churrasqueiras, piscinas, campo de futebol e muito mais à disposição do trabalhador e de sua família. Conheça mais sobre o MetalClube clicando AQUI.
 

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