Usuário não terá nova carência ao trocar plano de saúde, prevê ministério
O Programa Mais Saúde, lançado hoje (5) pelo governo federal, prevê mudanças nos planos de saúde. Uma delas é que o usuário não precisará mais se submeter a um novo prazo de carência quando trocar de convênio. Terá apenas de honrar o compromisso assumido com o plano que está deixando. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse considerar injusta a exigência de nova carência.
“É justo que, quando você entra no sistema, você cumpra uma carência, que pode ser de dez meses em média. Mas não é justo que, ao mudar de um plano para outro, você tenha que cumprir novamente essa carência”, disse Temporão, durante o lançamento no Palácio do Planalto.
Outro objetivo do Programa Mais Saúde, conhecido também como PAC da Saúde, é estabelecer novas formas de ressarcimento dos planos de saúde pelos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS) a usuários dos planos privados.
“Apesar de a lei que criou a Agência Nacional de Saúde estabelecer o ressarcimento, na prática esse ressarcimento hoje não está vindo. Ou seja, todos os brasileiros usam o sistema de saúde, inclusive os que pagam planos e seguros, mas o SUS não está recebendo de volta a remuneração por esses procedimentos”, afirmou Temporão.
Fonte: Agência Brasil