Comércio paranaense comemora vendas
Os combustíveis e os super e hipermercados os únicos setores do comércio paranaense que tiveram queda nas vendas em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com as quedas, o índice de vendas, nessa comparação, ficou em 6,7%, abaixo da média nacional, de 9,1%. No acumulado deste ano, as vendas do comércio, no Estado, cresceram 11,6% e estão acompanhando o índice do País, que está em 11,8%.
O comércio do Paraná também não teve um bom índice na comparação das vendas de abril com as de março. A queda, de 4,6%, foi a segunda maior entre os estados pesquisados pelo IBGE. Mas o índice nacional também foi negativo, de 3%.
Já o índice de vendas ampliado, que inclui os veículos e materiais de construção, ficou em 12,9% no Paraná, e foi ligeiramente maior que a média do País, de 12,7%.
O faturamento do comércio paranaense, em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, aumentou 10,4%, levando a uma taxa acumulada de 15% nos primeiros quatro meses do ano. Mas a receita retraiu 4,2% em relação a março, enquanto a média nacional teve um pequeno aumento, de 0,3%.
Análise
Mesmo com alguns índices negativos nos números de abril, o pesquisador Fernando de Lima, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), avalia que, de modo geral, o desempenho do comércio paranaense no mês ainda é bom. Ele lembra que o primeiro trimestre foi de altas rápidas e elevadas, que não têm como se sustentarem por muito tempo.
A queda em relação a março também foi minimizada por Lima, que afirma serem comuns retrações nas vendas, nesse período. O pesquisador ainda ressalta que o comércio em estados das Nordeste e Norte vem crescendo bastante, ajudando a inflar as médias nacionais.
Setores
Apesar da queda em relação a abril do ano passado ter sido mínima (-0,1%), o setor de combustíveis e lubrificantes do Estado vem patinando, tanto no ano (-2%) como nos últimos 12 meses (-3,3%).
Já o setor de hiper e supermercados, que exerce o maior peso no índice geral, caiu 2,4% em abril, mas mantém médias positivas no ano (8,1%) e em 12 meses (6,9%).
O segmento que mais aumentou as vendas, em abril, foi o de materiais para escritório, informática e comunicação, que avançou 37,8%. No bom índice ampliado registrado pelo comércio paranaense, a principal pressão para cima veio do setor de veículos, motocicletas, partes e peças, que vendeu 23,4% mais que no mesmo mês do ano passado.
A média nacional ficou em 18,9%. Já os materiais de construção venderam 18% melhor no Estado, na mesma comparação. Mas o índice foi inferior à média do País, que foi de 23,7%.
Fonte: Paraná On line