Caminhões: fábricas retomam o ritmo
A produção de caminhões em janeiro atingiu 12.705 unidades, resultando em alta de 42,7% em relação a dezembro do ano passado. O número confirma a retomada das encomendas ao setor, motivadas pela redução dos juros de financiamento. O segmento dos caminhões médios foi o que a maior alta em janeiro sobre dezembro, de 69,9%.
Na comparação com janeiro de 2012, o aumento na produção de veículos de carga é ainda mais expressivo, de 269,5%. Nesse caso, as férias coletivas adotadas pelos fabricantes no começo do ano passado explicam tamanha diferença, já que eles haviam acelerado as linhas de montagem no fim de 2011 para formar estoques de veículos com motorização Euro 3, que podiam ser fabricados só até o fim de 2011 e vendidos até março de 2012, por causa da mudança da legislação de controle de emissões de poluentes. Os modelos Euro 5 chegaram ao mercado com preços de 8% a 15% maiores que seus antecessores, por isso demoraram a ser produzidos e vendidos, enquanto os Euro 3 ainda eram comercializados.
O mercado interno registrou em janeiro 12.098 caminhões emplacados, queda de 4% ante dezembro. Na comparação com o primeiro mês de 2012 a retração é mais acentuada, de 7,1%: “Naquele período havia oferta de modelos Euro 3”, recorda Marco Saltini, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea).
A queda mais acentuada nos licenciamentos ocorreu para os modelos semileves, que tiveram 405 unidades emplacadas em janeiro deste ano, ante 579 em igual período ano passado. “A adoção da tecnologia Euro 5 teve maior impacto no preço final desses modelos”, recorda Saltini.
A exportação de caminhões é acompanhada com apreensão pela Anfavea. “Nossa percepção é de que não vai mudar”, disse o vice-presidente da entidade em relação a 2012. Em janeiro deste ano foram embarcados 1.459 caminhões, alta discreta de 3,9% ante janeiro do ano passado. O crescimento em relação a dezembro de 2012 parece acentuado, 37,8%, mas Saltini ameniza: “Isso pode ocorrer pelo atraso de um ou outro embarque no porto.”
-Veja aqui os números da Anfavea.
ÔNIBUS: PRODUÇÃO E MERCADO
O ano de 2013 começou bem para a produção de ônibus e teve o segundo melhor janeiro da história, com 3.122 chassis fabricados (o recorde é do primeiro mês de 2008, com 3.429 unidades). O programa Caminho da Escola, os projetos de implantação de veículos articulados em corredores e as compras no período pós-eleitoral favoreceram a montagem desses veículos para passageiros.
A produção de janeiro cresceu 19,5% no confronto com dezembro e 189,9% ante janeiro de 2012, quando os fabricantes concederam férias coletivas após acelerar a produção das últimas unidades Euro 3 no fim de 2011, assim como ocorreu para os caminhões.
O mercado interno teve 2.168 ônibus emplacados em janeiro, com queda de 24,9% em relação a dezembro e de 16,5% na comparação com o primeiro mês do ano passado. Contudo, os bons números de produção indicam a retomada do mercado interno já a partir deste mês.
Fonte: Automtive Business
Na comparação com janeiro de 2012, o aumento na produção de veículos de carga é ainda mais expressivo, de 269,5%. Nesse caso, as férias coletivas adotadas pelos fabricantes no começo do ano passado explicam tamanha diferença, já que eles haviam acelerado as linhas de montagem no fim de 2011 para formar estoques de veículos com motorização Euro 3, que podiam ser fabricados só até o fim de 2011 e vendidos até março de 2012, por causa da mudança da legislação de controle de emissões de poluentes. Os modelos Euro 5 chegaram ao mercado com preços de 8% a 15% maiores que seus antecessores, por isso demoraram a ser produzidos e vendidos, enquanto os Euro 3 ainda eram comercializados.
O mercado interno registrou em janeiro 12.098 caminhões emplacados, queda de 4% ante dezembro. Na comparação com o primeiro mês de 2012 a retração é mais acentuada, de 7,1%: “Naquele período havia oferta de modelos Euro 3”, recorda Marco Saltini, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea).
A queda mais acentuada nos licenciamentos ocorreu para os modelos semileves, que tiveram 405 unidades emplacadas em janeiro deste ano, ante 579 em igual período ano passado. “A adoção da tecnologia Euro 5 teve maior impacto no preço final desses modelos”, recorda Saltini.
A exportação de caminhões é acompanhada com apreensão pela Anfavea. “Nossa percepção é de que não vai mudar”, disse o vice-presidente da entidade em relação a 2012. Em janeiro deste ano foram embarcados 1.459 caminhões, alta discreta de 3,9% ante janeiro do ano passado. O crescimento em relação a dezembro de 2012 parece acentuado, 37,8%, mas Saltini ameniza: “Isso pode ocorrer pelo atraso de um ou outro embarque no porto.”
-Veja aqui os números da Anfavea.
ÔNIBUS: PRODUÇÃO E MERCADO
O ano de 2013 começou bem para a produção de ônibus e teve o segundo melhor janeiro da história, com 3.122 chassis fabricados (o recorde é do primeiro mês de 2008, com 3.429 unidades). O programa Caminho da Escola, os projetos de implantação de veículos articulados em corredores e as compras no período pós-eleitoral favoreceram a montagem desses veículos para passageiros.
A produção de janeiro cresceu 19,5% no confronto com dezembro e 189,9% ante janeiro de 2012, quando os fabricantes concederam férias coletivas após acelerar a produção das últimas unidades Euro 3 no fim de 2011, assim como ocorreu para os caminhões.
O mercado interno teve 2.168 ônibus emplacados em janeiro, com queda de 24,9% em relação a dezembro e de 16,5% na comparação com o primeiro mês do ano passado. Contudo, os bons números de produção indicam a retomada do mercado interno já a partir deste mês.
Fonte: Automtive Business