Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Senador do PMDB admite abrir mão da presidência da CPI em prol de acordo

O senador Neuto de Conto (SC), indicado pelo PMDB para presidir a CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos, disse nesta terça-feira que poderá repensar o convite para assumir o cargo caso o Senado instale outra CPI para apurar irregularidades no uso dos cartões. Na opinião de Conto, a abertura de duas comissões simultâneas para investigar o mesmo objeto será um "desastre" no Congresso --uma vez que haverá a polarização entre governo e oposição em cada uma.

"Com duas comissões, eu vou repensar [o convite]. Eu acho que será um desgaste para todo o Parlamento porque não vai se apurar nada. Se houver duas CPIs, será uma disputa com as mesmas pessoas e os mesmos quadros", afirmou.

O senador disse que não se considera um "impasse" para solucionar a guerra travada entre governo e oposição pela presidência da comissão mista dos cartões. "Eu recebi um convite público, dei retorno público. Se o partido sair desse processo, eu saio junto", afirmou.

O governo vai definir amanhã se cederá a presidência da comissão mista ao DEM e PSDB. Caso não haja acordo, a oposição vai formalizar a instalação da CPI dos cartões apenas no Senado. Os oposicionistas afirmam que aceitam deixar o cargo com o PMDB, desde que o indicado seja o senador Jarbas Vasconcelos (PE), considerado "independente" do governo federal pela oposição.

Conto afirmou, porém, que discorda de duas indicações do mesmo partido para o cargo. "O senador Jarbas é um companheiro de primeira ordem. O que não dá é o PMDB ter dois nomes", afirmou.

Resistência

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), sinalizou hoje não estar disposto em ceder a presidência da CPI mista à oposição. Segundo o líder, as negociações ficaram "piores" depois que o nome de Jarbas entrou na disputa, colocado pela oposição.

O peemedebista admitiu, porém, que o partido poderá abrir mão do cargo caso haja pressão do governo para um entendimento com a oposição.

"Nada é impossível, mas eu não tenho como desconvidar o Neuto. Em 24 horas, muita coisa pode mudar, vamos aguardar", disse.

Raupp chegou a trocar farpas com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), durante reunião de líderes partidários realizada nesta terça-feira. O peemedebista criticou a manobra da oposição em indicar Jarbas, uma vez que o senador é considerado "independente" e "oposicionista" na Casa Legislativa.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.