Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Funcionalismo vai à Esplanada cobrar atenção à pauta do setor público

Uma atividade que reuniu a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e entidades de diversos setores públicos colocou mais de 5 mil servidores públicos em marcha na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (27). Entidades filiadas à Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) participaram em massa da atividade.

A distância não intimidou os servidores. Muitas caravanas vieram de lugares distantes como Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Outros estados também vieram com seus participantes até Brasília. O sacrifício valeu a pena. A atividade que seguiu da Esplanada para o Congresso Nacional deu seu recado.

Os servidores mostraram que, apesar de algumas categorias terem conquistado pequenos avanços e garantido reestruturação de tabelas salariais com reajustes escalonados, outros acordos ainda precisam ser garantidos e muitas reivindicações seguem na ordem do dia. Com excelente participação, os aposentados da base da Condsef foram destaque e também mostraram ao Governo que não estão dispostos a engolir a quebra da paridade.

No Congresso, centenas de servidores acompanharam o lançamento da campanha em defesa da aprovação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tratam da regulamentação da negociação coletiva e devesa da estabilidade no setor público. A Condsef deve promover ações para destacar a importância da aprovação dessas convenções internacionais.

Além disso, a atividade no auditório Nereu Ramos foi importante para defender agilidade na votação da medida provisória (MP) que deve seguir para o Congresso até o final de março. Muitos parlamentares foram ao auditório manifestar apoio às pautas de interesse dos servidores públicos. Vários deputados lembraram dos projetos que tramitam na Câmara e no Senado e que põe em risco direitos dos servidores públicos. Entre os exemplos foram citados os projetos que defendem limitações ao direito de greve, ameaçam a estabilidade dos servidores e propõe a criação da Previdência Complementar para o setor público.

Além da CUT e Condsef, participaram das atividades desta quinta a CNTSS, Fasubra Sindical, Proifes, CNTE, Fenajufe, Unacom, Unafisco Sindical, Sinal, Sinait e Sinasempu.

Entre os deputados que foram manifestar apoio aos servidores estiveram presentes: Vicentinho (PT/SP), Alice Portugal (PCdoB/BA), Nelson Pelegrino (PT/BA), Iran Barbosa (PT/SE), Carlos Abicalil (PT/MT), Gilmar Machado (PT/MG), Tarcísio Zimmermam (PT/RS), Fátima Bezerra (PT/RN), Eudes Xavier (PT/CE), Mauro Nassif (PSB/RO), Paulo Rocha (PT/PA), Antônio Carlos Biffi (PT/MS), Reginaldo Lopes (PT/MG).

Plenária
Na quinta-feira (27), pela manhã, a Condsef realizou uma plenária para debater e também para fazer um balanço das negociações com as categorias de sua base. O resultado do encontro deverá determinar uma agenda de atividades que a entidade irá seguir nos próximos meses. (Fonte: Diap)

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.