Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná adere plano de metas para tentar melhorar ensino

O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve em Curitiba nesta segunda-feira (17) e anunciou a liberação de R$ 125 milhões para a construção de seis escolas técnicas no Paraná. As instituições serão implantadas em Foz do Iguaçu, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Jacarezinho e Telêmaco Borba até 2010. O ministro também lançou o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) no estado.

O governador Roberto Requião e o secretário estadual de Educação, Mauricio Requião, assinaram o termo de adesão ao Plano de Metas e ao compromisso Todos Pela Educação. O PDE prevê uma série de ações e investimentos para melhorar a qualidade do ensino no país. O Plano inclui metas de qualidade a serem alcançadas até 2022. Em todo estado, 278 municípios já assinaram o acordo. No país, 3.878 municípios em 25 estados aderiram.

Vinte e três cidades paranaenses estão entre os 1.242 municípios brasileiros que terão atendimento prioritário dos consultores do MEC. Nestas localidades, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficou abaixo da média nacional que é de 3,8. Outras 57 cidades do estado apresentam pontuação baixa, mas não entraram na lista. O Paraná tem a melhor posição entre os estados, com 5,0 nas primeiras séries do Ensino Fundamental.

A meta do PDE é que o desempenho do Brasil no Ideb alcance a nota 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência brasileira. Ao aderir ao plano de metas, o estado e as prefeituras se comprometem a seguir as 28 diretrizes previstas no compromisso. Elas estabelecem medidas como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento de cada aluno.

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) entregou ao ministro um manifesto pedindo a abertura de mais cinco cursos de Medicina no estado. As novas graduações seriam criadas em Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e duas em Maringá. O ministro, porém, já descartou a possibilidade de implantação dos novos cursos.

Haddad anunciou também a construção de 28 escolas no estado, 19 em comunidades indígenas, uma em comunidade quilombola e oito no assentamento Celso Furtado, na região Oeste.

Fonte: RPC

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.