Emprego nas metrópoles avança 32,4%
A geração de emprego deu um salto de 32,4% nos primeiros quatro meses deste ano, ante o mesmo período do ano passado, nas seis principais regiões metropolitanas do país, segundo reportagem de Pedro Soares na Folha desta segunda-feira.
De janeiro a abril deste ano, foram gerados 259,5 mil empregos formais "líquidos" (diferença entre o total de admissões e de desligamentos) nas seis principais regiões metropolitanas do país --São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. A expansão de 32,4% no período é o melhor desempenho desde 2000 (quando houve alta de 30%), segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), elaborados pela LCA Consultores.
Na média nacional, a expansão do emprego formal foi mais modesta: 21% ante os primeiros quatro meses de 2007 --com geração de 849 mil empregos. De janeiro a abril de 2007, o incremento havia sido um pouco maior (23%).
Segundo o economista Fábio Romão, da LCA, o emprego metropolitano vai melhor do que a média do país na esteira do bom desempenho de setores concentrados nos grandes centros. Cita as indústrias automobilística e de máquinas e equipamentos (líderes do crescimento do setor fabril), a construção civil e o setor de serviços, com destaque para a intermediação financeira e às atividades em bares, hotéis, restaurantes e turismo.
Fonte: Folha Online