
21 de abril: Dia do Metalúrgico!
Neste 21 de abril, celebramos uma data especial: o Dia do Trabalhador Metalúrgico, uma das profissões mais importantes do mundo. É fato que a evolução da humanidade só foi possível graças à metalurgia. Os metalúrgicos são um dos pilares da humanidade. Desde a antiguidade, a extração e manipulação dos metais tem transformado o mundo de forma vertiginosa há séculos influenciando tanto na socialmente, como economicamente, politicamente e culturalmente a sociedade.
Há partir do momento em que os trabalhadores começaram a se organizar em Sindicatos e movimentos trabalhistas, a categoria metalúrgica sempre se destacou na luta por mais direitos, contra as injustiças sociais, democracia e igualdade.
Em se tratando de Brasil, são históricas as lutas empreendidas pelos metalúrgicos ao longo dos últimos 150 anos. Estiveram na luta por mais direitos nos anos das décadas de 1920 e 1930, na luta pela criação da carteira de trabalho e todos os direitos que ela trouxe na década de 1940, apoiando a política desenvolvimentista do governo JK nos anos 1950, resistindo à ditadura e lutando por democracia nos anos das décadas de 1960 e 1970, lutando contra as hiperinflações e arrochos salariais da década de 1980, resistindo à política neoliberal dos anos 1990. Em se tratando dos metalúrgicos da Grande Curitiba, conquistando os maiores acordos salariais e puxando para cima as negociações salariais das demais categorias de trabalhadores do Brasil na década de 2000 e metade de 2010. Enfim, falar de metalúrgicos no Brasil é falar da história do país. Uma categoria que nunca baixou a cabeça, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados.
E agora, num dos momentos mais complicados do Brasil, enfrentamos a pandemia, a crise econômica e uma política de ameaça aos direitos, é a vez de fazermos valer essa história e com a mesma garra que é marca registrada da categoria, continuar com a cabeça erguida, unidos, em favor do Brasil e da construção de um país que defenda a vida e a democracia, olhe para os mais vulneráveis, preserve os direitos e os empregos e valorize a mão de obra.
É com essa fórmula, apresentada pelos metalúrgicos, que iremos construir um país mais justo e fraterno para nossos filhos e netos.
União, força e coragem - A diretoria do SMC parabeniza a todos os trabalhadores metalúrgicos pelo seu dia. Orgulho de ser metalúrgico!
Comente esta notícia