Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

BOLSONARO PLANEJA VETAR REDUÇÃO DO ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que deverá vetar o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que estabelece um teto de incidência de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia, serviços de transporte e de comunicação. Apesar de favorável à proposta original, o presidente é contra o mecanismo de compensação estabelecido no texto do relator Elmar Nascimento (União-BA).

Pelo relatório, a União fica responsável por ajudar estados que sofrerem com mais de 5% de perda de arrecadação por conta da redução do ICMS, compensando o valor em suas dívidas. “Governadores estão com dinheiro sobrando, (…) não tem cabimento isso”, declarou Bolsonaro. O presidente acusa os governos estaduais desde 2021 de lucrar excessivamente com a cobrança do imposto sobre os combustíveis.

O projeto foi aprovado com 403 votos favoráveis na Câmara na quarta-feira, ficando ainda pendente a apreciação no Senado. A expectativa do parlamento é de, com a aprovação, reduzir em R$ 0,60 o preço do litro de gasolina.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.