Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Precarização afeta frentistas

A exemplo das demais categorias, os frentistas também sofrem com a precarização no trabalho. A categoria reúne cerca de 500 mil trabalhadores em postos de todo o País.

Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Federação Nacional (Fenepospetro), cita as principais irregularidades: “Muita gente sem registro em Carteira, atraso no registro, atrasos no Fundo de Garantia, falta de EPIs, pagamentos irregulares ou calote nas verbas rescisórias”.

“Ao menor sinal de crise, o empresário atrasa ou deixa de recolher o FGTS. Como a reforma trabalhista derrubou a obrigatoriedade de homologar no Sindicato, está mais difícil fiscalizar abusos”, afirma. O dirigente também critica o desmonte do Estado pelos governos Temer e Bolsonaro, incluindo o Ministério do Trabalho, que perdeu fiscais, Médicos, Engenheiros e outros profissionais.

Recentemente, a imprensa mostrou a explosão de um cilindro de GNV. Eusébio chama atenção. E diz: “Não é só vazamento no cilindro do carro ou a sobrecarga de gás. O cilindro do posto às vezes também recebe carga exagerada. Se explodir é tragédia. Posto é ambiente perigoso, pro frentista, o cliente e a vizinhança”, adverte Eusébio Luis Pinto Neto.

Arrocho – Segundo o sindicalista, “o trabalhador aceita muitas vezes a precariedade porque seu salário tem caráter alimentar”. Os maus patrões, ele ressalta, se aproveitam do desemprego, da falta de fiscalização, da necessidade do trabalhador e mesmo do medo de demissão.

Responsabilidade – Para o presidente da Federação, “combater a precarização é tarefa dos Sindicatos, dever do trabalhador, papel do Estado e também responsabilidade dos empresários, que precisam ter compromisso social”.

Eleições – Eventual mudança de governo ajudará os trabalhadores. Mas o governo não faz milagres. Para Eusébio, “é preciso que o sindicalismo se mobilize já, apontando os problemas, acumulando forças, porque mudança só virá com mobilização de baixo pra cima”.

Fonte: Fenaspetro/Agência Sindical

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.