Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Fábrica da Toyota em Sorocaba celebra 10 anos com 1 milhão de carros produzidos

A Toyota comemora 10 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP) ao mesmo tempo em que a unidade acaba de atingir a marca de 1 milhão de veículos produzidos. Fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a linha responde por pouco mais da metade do total de aporte feito pela montadora no país na última década.

Atualmente, a fábrica de Sorocaba da Toyota produz os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (este último apenas para exportação). Além do mercado interno, os carros são exportados para vários países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.

Toyota Sorocaba teve capacidade aumentada

Inicialmente pronta para produzir 74 mil veículos por ano, a fábrica do interior paulista teve sua capacidade ampliada e hoje é capaz de fabricar até 158 mil veículos anualmente.

“Quero agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a construir essa bonita história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho que garantiram que essa unidade seja referência não só na produção de veículos cada vez melhores, mas também na atuação responsável com o meio ambiente”, valoriza Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Foco na sustentabilidade

A Toyota diz que realiza uma série de ações para tentar diminuir o uso de recursos naturais e os impactos ambientais em suas operações na unidade de Sorocaba.

A fábrica foi a primeira da marca japonesa no país a adotar o conceito de Ecofactory. Nele, todo o projeto construtivo adotou conceitos de ecoeficiência sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e das cidades vizinhas, nem gerar risco de contaminação ambiental. A operação também segue vários conceitos de sustentabilidade, que visam reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, economizar energia e água e diminuir a quantidade de resíduos produzidos.

Segundo a Toyota, as medidas adotadas em Sorocaba reduziram o consumo de água e a emissão de efluentes com uma estação de tratamento própria. Além disso, 99% dos resíduos gerados na operação são destinados à reciclagem e os principais fornecedores ficam situados a apenas 1km da planta.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.