Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

MPT-PR pede audiência pública para prévia para discutir possível votação de proposta de privatização da Copel

Na manifestação, instituição ressalta que a privatização impactará significativamente a vida de milhares de empregados e empregadas e, razão disso, é imprescindível discutir, previamente, a situação atual e pós-privatização dos contratos de trabalho

Curitiba - A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Margaret Matos de Carvalho, encaminhou, nesta quarta-feira (23 de novembro), manifestação a deputadas e deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e ao governador do Estado, requerendo a realização de uma audiência pública prévia para discutir possível votação de proposta de privatização da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). A audiência seria condição para a tramitação da proposta legislativa, na qual todos os Sindicatos representativos dos trabalhadores e trabalhadoras da Copel poderão ser ouvidos.

Na manifestação, a procuradora ressalta que a privatização impactará significativamente a vida de milhares de empregados e empregadas e, razão disso, é imprescindível discutir, previamente, a situação atual e pós-privatização dos contratos de trabalho. “São milhares de trabalhadores e trabalhadoras, cujo futuro é incerto e inseguro. Já tivemos exemplos passados de privatizações que impactaram negativamente a vida de milhares de empregadas e empregados, a exemplo do ocorrido no nosso Estado quando da privatização da Telepar que, mesmo após compromisso documentado de manutenção de postos de trabalho, tão logo privatizada, a empresa que adquiriu todo o seu patrimônio, promoveu, em um único dia, a dispensa de quase mil empregados que, do dia para a noite, ficaram desamparados. Parte dos empregados se encontrava próxima da aposentadoria e tiveram o direito prejudicado. Muitos adoeceram mentalmente. Uma parte significativa não conseguiu reposicionamento no mercado de trabalho. O Estado lavou mãos.”

Acesse aqui a íntegra da manifestação.

Fonte: MPT

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.