Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > AGENDA POLÍTICA SMC, Economia, Representação

Imagem

PRESIDENTE SÉRGIO BUTKA É CONVIDADO PARA PARTICIPAR DO CONSELHÃO

Na luta pela reconstrução do Brasil. Reunido em Brasília, nesta segunda-feira (10), com o ministro da Secretária de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e demais lideranças da Força Sindical Nacional, o presidente da Força Sindical do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, foi convidado para fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, instituído pelo governo federal. Formado por lideranças do meio sindical, empresarial, dos movimentos populares e sociais, do governo e demais representantes da sociedade civil organizada, o papel estratégico do  “Conselhão” será fomentar o debate e a elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico,  social  e sustentável para a geração de emprego e renda no país. 

“A grande proposta do Conselhão é promover o debate com a sociedade para a formulação de propostas que ajudem o governo na reconstrução do país e  na aceleração da retomada econômica para a geração de emprego e renda de qualidade. O Conselhão representa a volta do diálogo democrático do governo com os representantes da sociedade civil. O movimento sindical tem propostas concretas que podem ajudar o governo a implementar um plano de governo que ajude o Brasil a ter mais emprego e renda”, ressalta Butka. 

ESTRUTURA DO CONSELHÃO
O Conselhão é composto do presidente da República, que o presidirá, do vice-presidente da República, do ministro de Estado da Secretaria de Relações Instituições da Presidência da República e de cidadãos brasileiros, maiores de idade, de ilibada conduta e reconhecida liderança e representatividade, designados por livre escolha do presidente da República para período de até 2 anos de atuação como conselheiros, admitida a recondução. Os conselheiros indicados deverão ter experiência nos temas de interesse do conselho ou ocupar função de dirigente em organizações sindicais, movimentos sociais ou organizações da sociedade civil ou setor privado. Na ausência e impedimentos do presidente da República, o Conselho será presidido pelo vice-presidente e, na ausência deste, pelo ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

“O “Conselhão”, como parte da experiência de afirmação do diálogo como método dos governos do PT, trouxe e trará grandes contribuições ao País nas reuniões ordinárias plenárias, reuniões de grupos de trabalho, seminários, colóquios, missões internacionais, com a participação ativa dos conselheiros, ministros e altos dirigentes da Administração Pública e outras lideranças. Além de debater e validar temas da conjuntura econômica, contribuiu e contribuirá para a qualificação e formação profissional; a ciência, tecnologia e inovação; o sistema tributário e justiça fiscal; infraestrutura brasileira; e empreendimento estratégico durantes os governos do Partido dos Trabalhadores”, diz Antônio Augusto de Queiroz, consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP. 

Para o presidente Lula, o Conselhão “vai trazer muitas novidades na discussão do futuro do Brasil, especialmente a volta do crescimento com justiça social, o retorno do crédito e a geração de emprego e renda para os brasileiros”

COM INFORMAÇÕES DO DIAP
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.