METALURGIA E REPARAÇÃO: TRABALHADORES DE PINHAIS RATIFICAM ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO DA DATA BASE 2023
A exemplos das demais regiões, além da pauta de reivindicações com aumento real e mais direitos, trabalhadores de SJP também aprovaram a indicação da Federação dos Metalúrgicos do Paraná para liderar a luta pela convenção coletiva
Os trabalhadores metalúrgicos dos setores de metalurgia e reparação das empresas da regional de Pinhais ratificaram, em assembleia, na noite desta quinta-feira(14), na subsede do SMC, ratificaram a estratégia de luta para a data base 2023. A exemplo das demais regionais, a ideia é estabelecer a luta por empresa junto aos trabalhadores enquanto a Federação lidera a luta pela convenção coletiva junto ao patronal. A pauta de reivindicações aprovada consta de aumento salarial, com o SMC propondo basear o índice de aumento salarial na fórmula da política de valorização do salário mínimo estipulada pelo governo que determina o reajuste baseado na reposição da inflação do período mais o índice do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Além disso, a pauta determina também a luta pelo fortalecimento do vale mercado e demais direitos como PLR; 40 horas semanais, mais proteção com garantia de emprego para os trabalhadores em vias de se aposentar; auxílio de transporte para empregados que utilizam com veículos próprios; adaptação das condições de trabalho para trabalhadores com mais de 50 anos; licença maternidade de 6 meses, entre outras propostas.
FETIM VAI LIDERAR LUTA PELA CONVENÇÃO COLETIVA
Trabalhadores também aprovaram a indicação da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (FETIM) para coordenar a negociação da convenção coletiva com o patronal. A estratégia é incorporar as pautas individuais de todos os acordos por empresa para balizar a pauta da Federação para a convenção. “Os trabalhadores aprovaram uma pauta mas ampla para a luta individual por empresa e uma pauta mais objetiva para a negociação com o patronal. A luta acordos por empresa vai ser baseado na capacidade de organização e união dos trabalhadores que vão ter a oportunidade de participar mais das negociações junto com o Sindicato. Em outra frente, a Federação dos Metalúrgicos terá a responsabilidade de liderar a negociação pela convenção coletiva lutando para garantir aos trabalhadores uma condição mais digna de trabalho e vida”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka, na última segunda-feira, durante a assembleia com os trabalhadores da regional de Curitiba.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
A assembleia desta quinta-feira(14) da subsede Pinhais fechou o cronograma desta semana. Respectivamente o encaminhamento foi aprovado em Curitiba(11), Araucária/Fazenda Rio Grande(12) e São José dos Pinhais(13). “A iniciativa de realizar as assembleias por região é uma inovação que permite aos trabalhadores desses lugares a se aproximar mais do Sindicato e das discussões para a formação da pauta de reivindicações e coordenação da luta. Queremos o trabalhador junto nas negociações, participando, se envolvendo lutando junto com o SMC pela construção de um acordo decente que traga melhoria de vida”, conclui Butka.
Comente esta notícia