VENDAS DE VEÍCULOS CRESCEM 30% EM FEVEREIRO
As vendas de veículos em fevereiro tiveram aumento significativo na comparação anual. Dados do Renavam informados pela Fenabrave (associação que reúne os concessionários) apontam crescimento de quase 30% nos emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais em comparação com o mesmo mês de 2023.
No mês passado, foram licenciados 155.283 veículos leves, exatos 29,6% a mais que em fevereiro de 2023. Na comparação com janeiro e mesmo com os dias úteis a menos, houve aumento nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves de 2,1%. No acumulado do ano, as vendas de veículos leves passaram de 305 mil entregas. O número representa alta de 22,8% em relação aos emplacamentos registrados no primeiro bimestre de 2023.
A participação da venda direta de veículos voltou a crescer em fevereiro. Na soma dos carros de passeio e comercias, esse modelo de negócio representou 46% do total de licenciamentos, contra 40%, em janeiro.
MÉDIA DIÁRIA DE VENDAS DE VEÍCULOS FOI POSITIVA
Os números foram considerados positivos pela Fenabrave. Ainda mais devido à menor quantidade de dias úteis em fevereiro e com o aumento de 14,6% na média diária de vendas de veículos.
“Notamos uma recuperação geral nas vendas diárias da maior parte dos segmentos, o que aponta para um ano positivo. São resultados consistentes para os segmentos de maior volume, o que nos deixa otimistas. ”, avalia Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
O executivo reforçou as boas projeções para 2024. "Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente pela redução das taxas de juros e um ambiente mais favorável à oferta de crédito e, portanto, à maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, acredita.
FIAT MANTÉM PONTA NAS VENDAS DE VEÍCULOS LEVES
Entre as marcas líderes de emplacamentos, a Fiat segue em primeiro. Em fevereiro, a italiana obteve 22,1% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves. Em segundo, vem a Volkswagen, com 15,4%. A General Motors despencou para 10,6% de market share e fica com a terceira colocação, seguida pela Toyota, com 8,6%.
No bimestre, a Fiat também lidera, com 21,1%. VW (14,9%), GM (11,5%) e Toyota (8,8%) completam as quatro primeiras posições em participação nas vendas de veículos leves no acumulado de 2024.
FONTE: AUTOMOTIVE BUSSINES
Comente esta notícia