REPRESENTATIVIDADE: METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA PROMOVEM ELEIÇÕES PARA DELEGADAS SINDICAIS SÓ COM MULHERES
É a primeira eleição sindical da história em que só mulheres poderão votar e só mulheres serão eleitas. O objetivo é abrir mais espaço e aumentar a representatividade feminina dentro do Sindicato
Em uma ação inédita no movimento sindical brasileiro, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, iniciaram nesta terça-feira (7), as eleições para Delegada de Fábrica em várias empresas da categoria. A novidade do pleito é que só mulheres são candidatas e só trabalhadoras votam. É um pleito inédito dentro do movimento sindical brasileiro com o objetivo de aumentar a representatividade feminina no Sindicato e na luta por melhores condições de trabalho.
“É a primeira eleição na história do movimento sindical brasileiro com participação exclusiva de mulheres, como candidatas e como eleitoras. Esse ineditismo simboliza avanço significativo na luta pela representatividade feminina dentro do sindicato e do ambiente de trabalho. É um progresso onde amplia-se o espaço para debate sobre as reivindicações da mulher no universo trabalhista e sindical, permitindo, assim, o aprofundamento da discussão sobre tópicos como igualdade de oportunidades, representatividade, combate ao assédio sexual e moral, jornada tripla, creche para os filhos das mães trabalhadores entre ouros assuntos do universo feminino. e direitos referentes à maternidade”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.
ELEIÇÕES OCORREM ATÉ AMANHÃ, DIA 8
Entre hoje e amanhã, o Sindicato estará nas empresas Aker Solutions, Bosch, CNH, Furukawa, Horse, Methal Company, Renault, CMP, Top Service, Volkswagen, Volvo e WHB, para recolher os votos das trabalhadoras. O resultado da eleição sai amanhã, após às 17h. A eleição acontece pelo VOTA SMC, sistema de votação eletrônica do Sindicato.
O QUE FAZ UMA DELEGADA DE FÁBRICA
Uma delegada de fábrica é uma força ativa na luta por melhores condições de trabalho e renda e pelos direitos dos trabalhadores dentro da fábrica em que trabalha. Ela é a ponte entre os trabalhadores, a empresa e o Sindicato na luta pela Organização do Local de Trabalho (OLT).
Comente esta notícia