Defesa do trabalhador(a) diante da reestruturação produtiva é debatida em Seminário da Industriall-BR sediado no SMC
Nos dias 19 e 20 de junho o SMC sediou no Metal Clube de Campo, em São José dos Pinhais, o Seminário de Formação e Organização para a negociação da Reestruturação Produtiva.
A atividade é promovida pela filiada brasileira da Industriall Global Union, federação sindical global que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em mais de 140 países.
Participaram do Seminário 31 diretores(as) sindicais da região Sul (metalúrgicos, químicos e vestuário), das centrais Força Sindical e CUT.
O objetivo foi qualificar os diretores(as) para atuar diante da reestruturação tecnológica nas linhas de produção, sempre com foco na defesa do trabalhador(a).
A atividade usou como referência, as experiências de reorganização das células, linhas e montagens nas plantas da Mercedes Benz, em São Bernardo dos Campos(SP) e da Renault, em São José dos Pinhais(SP). Nesses dois casos os dirigentes sindicais bateram de frente com a tentativa de reduzir os postos de trabalho.
No fechamento da atividade os participantes elaboraram um plano de ação que engloba um "raio x" no chão de fábrica, impacto negativo da reestruturação para o trabalhador(a) e ações para corrigir os problemas.
Foram escolhidos 5 diretores para monitorar o plano de ação e participar do Seminário Nacional a ser realizado em São Paulo.
A avaliação do Seminário pelos participantes foi positiva. O secretário geral do SMC, Jamil Dávila, analisou a atividade após o encerramento.
Confira abaixo no vídeo da MetalTV.
Comente esta notícia