Em seminário no SMC, profissionais alertam importância da saúde mental e da organização no local de trabalho
Atividade foi transmitida pelas redes sociais do SMC. Veja no face(clique AQUI) ou no YouTube(clique AQUI).
Nesta quarta-feira (24/07) o Departamento de Saúde e Segurança do SMC realizou na sede central da entidade o seminário Estratégias da Organização do Local de Trabalho e Doenças Mentais.
A atividade é alusiva ao Dia Nacional Prevenção dos Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (27 de julho) e tem por objetivo chamar a atenção para o debate sobre as doenças mentais derivadas, muitas vezes, no ambiente de trabalho.
Profissionais ligados a área de saúde do trabalhador qualificaram com estudos e análises o público presente, composto por diretores sindicais e membros das CIPA's* das empresas do setor metalúrgico.
Antes das palestras, o Seminário contou com as falas do presidente do SMC, Sérgio Butka, do coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do SMC, Osvaldo Silveira e do diretor do SMC, Nuncio Mannala.
Organização no Local de Trabalho
O 1° painel, ministrado de forma híbrida pelo técnico do Diesat*, Rogério de Jesus dos Santos, abordou o tema "Organização no Local de Trabalho".
Ele destacou vários itens, entre eles a importância da atuação dos cipeiros no local de trabalho, com as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos no chão de fábrica, a exemplo do uso de relatórios analíticos e gerenciamento de riscos ocupacionais.
Após a explanação, os participantes debateram o fortalecimento da CIPA nas empresas, com mediação do médico do trabalho, Dr° Zuher Handar.
Diretores sindicais e cipeiros das maiores empresas do setor metalúrgico da Grande Curitiba apresentaram os relatórios de trabalho e o sistema de trabalho das respectivas CIPA's nas linhas de produção.
Participaram respectivamente diretores e cipeiros da Renault, Volvo, Volkswagen e CNH.
Doenças mentais
O 2° painel abordou as doenças mentais e iniciou com a palestra da professora do Departamento de Enfermagem da UFPR, Fernanda Moura D'Almeida Miranda.
Ela apresentou dados e reflexões sobre o adoecimento mental relacionado ao trabalho, a exemplo das notificações sobre afastamentos decorrentes de transtornes mentais e os casos de assédio moral e sexual.
Na sequência os participantes assistiram a palestra híbrida do médico psiquiatra, Marcelo Kimati, com o tema “Sofrimento mental e trabalho”.
O painel foi finalizado com a participação do Mestre em Psicologia Social do trabalho, Márcio Cesar Ferraciolli, que explanou estratégias de organização no local de trabalho e fatores relacionados a doenças mentais.
Veja abaixo as entrevistas com o diretor do SMC e coordenador do Departamento de Saúde e Segurança, Osvaldo Silveira e com o diretor do SMC e membro do Departamento de Saúde e Segurança, Nuncio Mannala.
O grande mal da sociedade
“É fato que o ritmo intenso e a pressão da chefia com prazos apertados e outras formas de assédio tem resultado em danos tanto físicos como psicológicos para os trabalhadores com doenças como stress, depressão e bornout. Os transtornos mentais são um grande mal da sociedade atual e precisam ser debatidas as formas de prevenir esse mal que é quase uma pandemia. É com esse intuito que o SMC reúne especialistas de diversas áreas para trocar experiências e elaborar uma proposta de atuação visando enfrentar esse problema”, enfatiza o presidente do SMC, Sérgio Butka.
História do Departamento de Saúde e Segurança do SMC
Durante o Seminário o SMC disponibilizou um totem com Memorial do Departamento de Saúde e Segurança da instituição.
Clique AQUI e confira.
Na abertura da atividade foi apresentado também um vídeo que resume a luta do SMC pela saúde e segurança do trabalhador. Veja abaixo.
Comente esta notícia