Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > DIREITOS, Economia, Qualificação

Imagem

SMC intensifica debate nacional sobre impacto da reestruturação produtiva para os trabalhadores

Nos dias 30/31 de julho e 1º de agosto, em Guarulhos(SP) o SMC participou do “Seminário Nacional sobre Reestruturação Produtiva, Trabalho e Ação Sindical nos Territórios”.

O encontro foi promovido pela Industriall Global Union, federação sindical global que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em mais de 140 países, com apoio da Union to Union, uma federação de trabalhadores da Suécia.

Participaram principalmente dirigentes sindicais oriundos de empresas suecas no Brasil das centrais CUT e Força Sindical das categorias dos químicos, têxteis, calçados, vestiários e metalúrgicos. 

O SMC foi representado pelas delegadas de fábrica da Volvo, Francielli Silva Borges e Katia Maria de Freitas, e pelo secretário geral do Sindicato, Jamil Dávila.

O Seminário Nacional, com 5 atividades regionais, sendo uma delas em São José dos Pinhais, teve como objetivo consolidar o conteúdo do que foi debatido anteriormente e analisar sob a ótica dos trabalhadores o impacto da chegada de novas tecnologias nas linhas de produção.

Os dirigentes sindicais também colocaram em debate o programa do governo federal Nova Indústria Brasil lançado em janeiro deste ano, com o intuito de ser uma política de desenvolvimento nacional. Essa atividade contou com a colaboração de representantes do Ministério da Industria e Comércio e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante da atual conjuntura produtiva, os Sindicatos discutiram a atuação sindical local e global e as estratégias de enfrentamento das multinacionais.

Avaliação positiva

Os representantes do SMC ressaltaram a importância do “Seminário Nacional sobre Reestruturação Produtiva, Trabalho e Ação Sindical nos Territórios”.

Jamil Dávila, Francielli Silva Borges e Katia Maria de Freitas representaram o SMC em seminário nacional

“Os debates foram amplos e produtivos, principalmente em relação ao programa Nova Indústria Brasil. Colocamos em pauta vários questionamentos pertinentes à classe trabalhadora, entre eles, os direitos trabalhistas, a inclusão de Pessoas com Deficiência, a participação das mulheres e a qualificação para essa nova indústria. Foram dias de muito aprendizado e de muita troca com vários companheiros e companheiras dispostos a lutar por um futuro digno para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou  a delegada de fábrica(Volvo), Francielli Silva Borges.

“Foi uma atividade de muito aprendizado, conhecimento e fundamental pela oportunidade de conhecer a luta de companheiros e companheiras de vários estados e categorias. Nós do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba precisamos fortalecer nossas bases nas negociações coletivas para uma transição justa para os trabalhadores nessa nova reestruturação produtiva”, frisou a delegada de fábrica (Volvo), Katia Maria de Freitas.

“A participação no seminário é importante por vários aspectos, na troca de experiência entre as diversas entidades sindicais participantes acrescenta conhecimento, no debate com órgãos governamentais MDIC e MT informando os projetos do governo federal que impacta na vida dos trabalhadores. Entender melhor sobre reestruturação produtiva, se necessária para as empresas, e se preparar para fazer a defesa dos direitos dos trabalhadores. Serviu também de integração entre os dirigentes sindicais, que servem de motivação para dar continuidade à frente das lutas”, avaliou o secretário geral do SMC, Jamil Dávila.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.