Conselho Estadual do Trabalho define nesta sexta-feira(17), às 9h, o novo valor do salário mínimo regional
Reunião acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, às 9h, o Conselho Estadual do Trabalho (CETER), se reúne na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba(SMC), filiado a Força Sindical do Paraná, para definir reajuste do piso mínimo regional para 2025.
Estarão presentes os representantes das centrais sindicais, empresariado e governo estadual, entidades que integram o CETER.
Logo após o reajuste definido na reunião será encaminhado para o decreto do governador do estado, Ratinho Junior.
Categorias abrangidas
O piso mínimo regional abrange categorias de trabalhadores que não têm Acordo Coletivo de Trabalho(ACT) ou Convenção Coletiva de Trabalho(CCT).
Maior do Brasil
Desde sua criação em 2006, o salário mínimo regional do Paraná, em suas categorias ocupacionais, sempre foi estabelecido em patamares superiores aos do salário mínimo nacional. Ao mesmo tempo, essa política permitiu ao trabalhador paranaense, pertencente aos grupos previstos, a possibilidade de alcançar o maior piso mínimo regional do país. Em 2024, após pressão da Força-PR e demais Centrais, o piso teve aumento real entre 2,49% e 2,12%. com valores variando entre R$ 1.856,94 e R$ 2.134,88. O aumento só foi possível graças a atuação das Centrais Sindicais que bateram o pé na proposta de basear o reajuste do piso regional na fórmula da política de valorização do salário mínimo nacional promulgada em 2023. O cálculo leva em conta a inflação do período (3,71%) mais o PIB de dois anos antes (3%)
Comente esta notícia