DEPARTAMENTO DA MULHER METALÚRGICA PARTICIPA DE CAMINHADA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS E SÍNDROMES RARAS
No último sábado (1/02), nossas diretoras do Departamento da Mulher Metalúrgica participaram da caminhada para conscientização sobre doenças e síndromes raras, ocorrida na Rua XV, em Curitiba.
O evento, promovido pela Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras (APDSR), reuniu lideranças de associações, profissionais da saúde, gestores públicos e demais pessoas envolvidas na causa.
O objetivo principal da caminhada foi conscientizar a população sobre as doenças e síndromes raras; a importância da detecção precoce; as formas de tratamento e sobre os direitos das pessoas que as possuem.
O ponto final da caminhada foi na Boca Maldita. No local, foram divulgadas informações sobre as associações que atendem as pessoas que possuem doenças raras e sobre o CADASTRO SIDORA. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Celepar, o Sidora reúne informações sobre a pessoa diagnosticada com doenças ou síndromes raras – o que facilita o acesso a atendimento dos pacientes, principalmente em situação de emergência -, além de fornecer dados para desenvolvimento de políticas públicas e uma carteirinha com QR-Code para a população cadastrada.
Comente esta notícia