
21 DE ABRIL - DIA DO METALÚRGICO!
Na segunda-feira, dia 21 de abril, celebramos uma data mais que especial: o Dia dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das profissões mais importantes do mundo. É fato que a evolução da humanidade só foi possível graças à metalurgia. Os metalúrgicos são um dos pilares da humanidade. Desde a antiguidade, a extração e manipulação dos metais transforma o mundo. Há séculos, influencia o processo histórico e o desenvolvimento social, econômico, político e cultural de todo o mundo.
A partir do momento em que os trabalhadores começaram a se organizar em Sindicatos e movimentos trabalhistas, a categoria metalúrgica se alçou a um nível inédito de destaque na luta por mais direitos, democracia e igualdade. Os metalúrgicos organizados estão sempre a postos para combater as injustiças sociais.
No Brasil, são históricas as lutas empreendidas pelos metalúrgicos ao longo dos últimos 150 anos. Intensificaram a luta por mais direitos nas décadas de 1920 e 1930. Na década de 1940, engajaram-se na luta pela criação da carteira de trabalho e pelos direitos dela decorrentes. Apoiaram a política desenvolvimentista do governo JK nos anos 1950. Resistiram bravamente à ditadura e lutaram pela democracia nas décadas de 1960 e 1970. Na década de 1980, enfrentaram as hiperinflações e arrochos salariais. Nos anos 1990, confrontam ativamente à destrutiva política neoliberal.
Na Grande Curitiba, na década de 2000 e metade de 2010, os metalúrgicos conquistaram os maiores acordos salariais e puxaram para cima as negociações das demais categorias de trabalhadores do Brasil.
Diversidade e luta constante
Em 2025, a categoria metalúrgica reforça, mais do que nunca, a importância de discutir e de respeitar a diversidade. É preciso reconhecer que somos diferentes, mas nossas diferenças, em vez de nos separar, devem nos unir ainda mais e multiplicar nossas forças. Além disso, a categoria continua, destemida, na batalha pelo fortalecimento da negociação coletiva, caminho imprescindível para a ascensão social e econômica dos trabalhadores.
Por isso, falar de metalúrgicos no Brasil é falar da história do país. Uma categoria que nunca recua. Prossegue, firme, mesmo nos momentos mais árduos.
E segue fazendo valer essa história. A garra e o afinco na luta definem a categoria. De cabeça erguida, *unida, mantém-se, permanentemente, em favor do Brasil e da construção de um país que defenda a vida e a democracia,* *auxilie os mais vulneráveis, preserve os direitos, os empregos e valorize a mão de obra*.
É com essa postura, tão cara aos metalúrgicos, que se pavimentará a estrada para construir um país mais justo e fraterno para esta geração para e as seguintes.
União, força e coragem - A diretoria do SMC parabeniza a todos os trabalhadores metalúrgicos pelo seu dia. Orgulho de ser metalúrgico!
Comente esta notícia