Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Força-PR terá representante na Conferência Nacional das Mulheres

A assessora Fernanda Queiroz vai representar a Força Sindical do Paraná e a Federação das Mulheres do Paraná na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres em Brasília a ser realizada de 29 de setembro a 1º de outubro.

Ela foi eleita durante a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada entre os dias 29 e 31 de julho, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A delegada de fábrica do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Jéssica Aparecida dos Santos Correa (Bosch), ficou com a suplência.

Da esquerda para a direita, Sônia Mara da Silva, Daniele Aparecida Gonçalves Marcão, Fernanda Queiroz, a ministra da Mulher, Márcia Lopes, Darla Daiane Druszcz Cabrera e Jéssica Aparecida dos Santos Correa

 O evento teve como objetivo discutir avanços, desafios e propostas de ações voltadas às mulheres em todos os âmbitos da sociedade. Neste ano, o tema foi “As mulheres, os territórios e as cidades”, com foco na discussão dos direitos que impactam a vida das mulheres nos territórios urbanos e rurais.

O maior encontro estadual da temática é organizado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). O evento contou com a participação de gestoras públicas, representantes de conselho, lideranças sociais e cidadãs de todas as regiões do Estado. A programação incluiu palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das 105 delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília.

Um esboço do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres foi entregue durante a conferência, como parte da construção de uma política de Estado contínua e institucionalizada. As diretrizes aprovadas serão apresentadas na etapa nacional que ocorrerá em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro. O evento em Foz do Iguaçu pretendeu consolidar políticas mais sustentáveis e inclusivas, promovendo equidade de gênero no Paraná.

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, além de Jéssica, também marcaram presença, entre elas Darla Daiane Druszcz Cabrera (AAM do Brasil), Sônia Mara da Silva (Volkswagen) e Daniele Aparecida Gonçalves Marcão (Renault). Elas reforçaram a importância da conferência para promover igualdade salarial e melhores condições de trabalho para mulheres da categoria dentro do setor industrial.

Fernanda Queiroz, assessora sindical eleita para representar a Força Sindical na conferência de Brasília, conta: “Saímos da conferência com o sentimento de que estamos avançando. As propostas construídas coletivamente mostram a força do movimento de mulheres e o compromisso com um Paraná mais justo, inclusivo e igualitário para todas, e em especial as trabalhadoras.”

E acrescenta que está com grandes expectativas para contribuir com propostas concretas: “Levo comigo as vozes das mulheres trabalhadoras que enfrentam desigualdades todos os dias. Minha expectativa é que a conferência fortaleça a construção de políticas públicas reais, com escuta, união e compromisso por uma sociedade mais justa e sem violência.”

A presença de mulheres sindicalistas na conferência reforça a importância da participação ativa das trabalhadoras na formulação de políticas públicas. Ao ocupar esses espaços de debate e decisão, elas ampliam vozes historicamente silenciadas e contribuem para a construção de um Brasil mais democrático, onde igualdade de gênero e justiça social caminham lado a lado.

Foto: Robson Mafra

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.