CNTM e Força Sindical participam de encontro com Dilma e defendem propostas para a retomada do desenvolvimento
Presidente da CNTM, Miguel Torres, cobrou agilidade do governo nas ações para sair da crise
Nesta quinta (28) o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, fez sua primeira participação no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Na reunião, que contou com a presença da presidente da República, Dilma Roussef, o líder sindical levou uma mensagem firme, cobrando agilidade e compromisso de todos os 91 integrantes do Conselhão na luta para tirar o país da crise. (saiba mais sobre o CDES no texto abaixo).“Apresentamos nossas propostas contidas no documento Compromisso pelo Desenvolvimento e manifestamos preocupação com os setores da indústria de infraestrutura (aço e siderurgia) que foram muito afetados pela atual crise. Falei também da necessidade de se estabelecer um diálogo urgente e permanente entre governo e a sociedade e que a classe trabalhadora não concorda com a idade mínima para aposentadoria, porque isto não resolve o déficit da Previdência Social. Precisamos de um fórum específico para este tema. É necessário, enfim, discutir o que precisa ser melhorado no País e não de medidas baixadas sem nenhum debate”, disse Miguel Torres.
Para o presidente da CNTM, “o governo precisa mostrar que tem compromisso e vontade política para resolver os graves problemas econômicos do País”.
Compromisso pelo Desenvolvimento
O documento, elaborado por centrais sindicais e entidades patronais foi entregue ao governo e ao Congresso Nacional no final de 2015 e tem como objetivo estimular o crescimento econômico.
Veja algumas das ações propostas:
• Retomar rapidamente o investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, ampliando os instrumentos para financiá-la, bem como criando ambiente regulatório que garanta segurança jurídica
• Retomar e ampliar os investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes
alternativas renováveis, em especial na Petrobrás
• Destravar o setor de construção, utilizando instrumentos institucionais adequados que
garantam a penalização dos responsáveis e a segurança jurídica das empresas, com a manutenção da atividade produtiva e dos empregos
• Criar condições para o aumento da produção e das exportações da indústria de
transformação
Renovação da frota
Além do Compromisso pelo Desenvolvimento, a CNTM também está encabeçando com apoio da Força-PR, o programa da renovação da frota de veículos. A iniciativa, apresentada ao Governo Federal, tem como objetivo impulsionar a venda de veículos e retomar a geração de empregos. Saiba mais sobre os benefícios que este programa pode trazer a classe trabalhadora na edição nº 858 do jornal A Voz do Metalúrgico.
O que é o Conselhão?
Criado em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) tem como objetivo desenvolver propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social. Fazem parte do conselho, centrais sindicais, sociedade civil organizada e entidades patronais. Atualmente o CDES, chamado também de Conselhão conta com 92 integrantes. Saiba mais em: cdes.gov.br.
Com informações da CNTM
Comente esta notícia