Renault: Em teleconferência SMC informa trabalhadores sobre negociações de continuidade do “Pacote Emergencial de Combate ao Covid-19”
Nesta tarde de segunda-feira (6) o SMC realizou teleconferência com trabalhadores da Renault para informar a linha de atuação nas negociações com a montadora sobre a continuidade do “Pacote Emergencial de Combate ao Covid 19”, ação que tem o objetivo principal de promover o isolamento social para conter a disseminação do Coronavírus e também vida proteger o emprego e garantir 100% do salário líquido durante esta pandemia.
Ficou claro que metalúrgicos e Sindicato não vão aceitar a Medida Provisória (MP) 936/2020, do governo federal, que autoriza as empresas reduzirem jornadas e salários, no período de isolamento contra o coronavírus.
Uma das referências que poderá ser usada pelo Sindicato na mesa de negociação é o acordo de Layoff, que prevê a suspensão dos contratos de trabalho por um período a ser negociado. Esse acordo já foi adotado na Renault durante a crise financeira de 2008, garantindo na época a manutenção de cerca de mil empregos.
A produção na Renault foi paralisada em 100%, entre 1 e 14 de abril para garantir a segurança dos metalúrgicos diante da pandemia do Covid-19.
A teleconferência foi conduzida pelo presidente do SMC, Sérgio Butka, com a participação dos delegados sindicais da montadora e também do advogado trabalhista Iraci Borges.
Uma nova teleconferência será realizada com os trabalhadores amanhã (7) no mesmo horário, às 16h.
Comente esta notícia