Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Dia da Consciência Negra

Imagem

Dia da Consciência Negra: Mais que uma data, uma luta constante e diária

Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1655, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Porém, 365 anos depois da morte de Zumbi, em pleno 2020, a luta do povo negro por mais respeito e valorização ainda continua. Sim, mesmo com o fim da escravidão, as dificuldades para os negros é diária.

Uma realidade, uma cicatriz aberta há séculos, desde a captura de escravos na África, passando por travessias oceânicas desumanas, pelas senzalas, até os dias atuais que punem e marcam o negro com o ferro quente da desigualdade social, do preconceito no mercado de trabalho e principalmente da violência policial.

A batalha secular contra o racismo faz parte também da história de luta do SMC, que por diversas vezes levou essa discussão ao poder público, através de ações alusivas ao Mês da Consciência Negra.

Essa mobilização precisa ser intensificada, principalmente em tempos sombrios, marcado por assassinatos que aumentam o banho de sangue na história da humanidade. Entre eles o de George Floyd, nos EUA, através do joelho de um policial, que o sufocou até a morte. Um caso que se junta a tantos outros aqui no Brasil e em vários países.

Por isso neste 20 de novembro e em todos os dias do ano vamos ecoar sempre o “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

Live SMC

Acompanhe no youtube.com/metaltvsmc ou no facebook.com/metalurgicosdecuritiba hoje a partir das 13h30 a Live Especial do SMC sobre o dia, com as participações de Hilton Costa (PHD em Questões Raciais) falando sobre a presença negra no mercado de trabalho, na política e social e do diretor do SMC, Pedro Paulo da Silva, contando sobre a vida marcada pela luta contra o preconceito.

 


Veja o vídeo:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.