Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Covid-19, Saúde do Trabalhador

Imagem

Demissão por justa causa pode ser aplicada caso empregado se recuse a tomar vacina contra Covid-19

Atenção trabalhadora e trabalhador! Por orientação do Ministério Público do Trabalho(MPT) o empregador pode demitir o empregado caso esse se recuse a tomar a vacina contra a Covid-19.

Um guia interno (clique aqui e confira) foi elaborado pelo MPT para orientar sobre a demissão por justa causa nas situações de recusa do trabalhador em tomar a vacina contra a Covid-19.

De qualquer forma a entidade alerta para que os empregadores conscientizem seus empregados, para que os desligamentos ocorram apenas em último caso.

Conforme consta no guia:

XI. Persistindo a recusa injustificada, o trabalhador deverá ser afastado do ambiente de trabalho, sob pena de colocar em risco a imunização coletiva, e o empregador poderá aplicar sanções disciplinares, inclusive a despedida por justa causa, como ultima ratio, com fundamento no artigo 482, h, combinado com art. 158, II, parágrafo único, alínea “a”, pois deve-se observar o interesse público, já que o valor maior a ser tutelado é a proteção da coletividade.

O MPT entende que a proteção coletiva oferecida pela vacina se sobrepõe aos interesses particulares dos cidadãos, e portanto os funcionários não podem colocar seus colegas de trabalho em risco por simples recusa individual. 

“A vacinação não é uma questão de saúde individual e sim de saúde publica. É uma questão de direito coletivo e não uma questão de direito individual de um determinado trabalhador que se nega a tomar a vacina”, ressaltou o advogado trabalhista, Drº Pedro Lapa, em entrevista para a Live SMC. Confira a entrevista no vídeo abaixo.


Veja o vídeo:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.