Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Volks não avança na proposta e greve deve ser decidida na Justiça

A terceira audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e Volkswagen-Audi, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 18, terminou novamente sem acordo. A empresa não avançou na proposta e continua se recusando a reorganizar sua tabela salarial, uma importante reivindicação dos trabalhadores. Devido ao impasse, a direção da montadora pediu que o Tribunal faça o julgamento da greve. 

A partir de agora, o SMC tem um prazo de cinco dias corridos para se manifestar, expondo seus argumentos favoráveis às reivindicações da categoria. Decorrido esse tempo, será a vez da empresa contra-argumentar a posição dos metalúrgicos. Depois que ambas as partes apresentarem suas posições, será a vez do Tribunal marcar a data do julgamento, para daí sim dar a sentença.

Nova assembléia na segunda-feira

Independente dos trâmites judiciais, o SMC seguirá indo à porta de fábrica comunicar os trabalhadores sobre o andamento do processo. Hoje à tarde, dia 18, o Sindicato informou os metalúrgicos sobre o desfecho da reunião no TRT e já marcou uma nova assembléia com todos os turnos para a próxima segunda-feira, dia 21, às 14h.

Paralisação já dura 13 dias

A greve na Volks completou hoje 13 dias. Os 3,5 mil metalúrgicos paralisaram as atividades no dia 3 de setembro. De lá para cá, a empresa já deixou de produzir 10.640 automóveis. A média de produção na fábrica de São José dos Pinhais é de 840 veículos por dia, dos modelos Fox, Crossfox e Golf.     

Reivindicações

Ontem, 17, os metalúrgicos rejeitaram a proposta da empresa formulada em audiência no TRT, de 7,57% de reajuste em setembro (3% de aumento real + 4,44% de correção de 100% do INPC), abono de R$ 2 mil a ser pago no dia 21/09, e aumento no adicional noturno para 25% a partir de agosto de 2010. Os trabalhadores concordam com o valor e data de pagamento do abono, mas exigem 10% de reajuste salarial em setembro (5,32% de aumento real + 4,44% referente a 100% do INPC). Eles reivindicam também adicional noturno de 30% e que ele seja aplicado imediatamente, e não só no ano que vem. Os metalúrgicos exigem ainda que a empresa reorganize sua grade salarial, aumentando o número de steps de cinco para 11. O objetivo com isso é de que os trabalhadores de São José dos Pinhais tenham o mesmo nível salarial que os funcionários da unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Comentários

  • Chalita

    19 de setembro de 2009

    Quero parabenizar todos Trabalhadores(as),Comissão de Fábrica e toda Diretoria do Sindicato pela Garra e união nessa luta da Campanha Salarial de 2009,parabens a todos que com certeza serão vitoriosos,Parabens Companheiros.
  • Narssis

    18 de setembro de 2009

    Diante desse empasse entre empresa e trabalhadores, podemos observar o quanto a empresa demonstra sua conduta em relação oas seus (colaboradores), se é que podemos de chamar os empregados da Volks (colaboradores), pois não é isso que vemos por parte da empresa que trata seus funcionários aqueles que realmente pegam e alavancam a produção, não dá a mínima, o escravismo já acabou, os trabalhadores só querem um salário justo. PENSAMENTO "A empresa que não reconhece o valor e a importância de seu funcionário, demonstra qual é a sua postura. Poder centralizado nas mãos dos senhores feudais,Volkswagem"

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.