Toyota suspende produção em Sorocaba
A crise dos componentes eletrônicos tem afetado todo o mercado automotivo mundial. Reflexo disso são as constantes paralisações nas montadoras por falta dos chips semicondutores, essenciais para a fabricação de veículos. Agora, é a vez da Toyota suspender a sua produção na planta de Sorocaba, interior de SP.
Segundo a montadora, os componentes, que são importados do Japão, estão em falta. Diante disso, a saída encontrada foi paralisar a produção até o final desta semana. A previsão, revela o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (Smetal), é de retorno na próxima segunda, 14 de março. Os trabalhadores não serão prejudicados graças a acordo firmado entre a entidade de classe e a empresa.
De acordo com Robson Lopes dos Passos (Paraná), dirigente da entidade e funcionário da Toyota, os empregados já receberam um bônus financeiro, no valor de R$ 300,00, referente à outra parada de produção em fevereiro. Agora, com mais três dias previstos de suspensão, os funcionários serão novamente compensados.
“Dessa maneira, a montadora aciona o segundo e último gatilho. E os metalúrgicos recebem mais R$ 300,00 negociados pelo Sindicato”, explica Paraná.
Acordo – O secretário-geral do Smetal, Silvio Ferreira, conta que o acordo possibilita que a Toyota se programe com a suspensão da produção, e que o trabalhador não saia prejudicado. “Nosso compromisso é agir de maneira certa nos momentos de crise, garantindo condições para as empresas se organizarem e, ao mesmo tempo, manter os postos de trabalho, salário e bônus financeiro em situações como essa”, afirma o dirigente.
Comente esta notícia