Participe da campanha do Outubro Rosa do SMC: no combate ao câncer de mama!
Objetivo é intensificar a divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Participe da Campanha do Sindicato, ganhe uma camiseta exclusiva!
É prevenida e já fez seu exame?
Procure o delegado sindical de sua empresa ou entre em contato com o SMC pelo 3219-6407 ou WhatsApp 98446-1203 e garanta sua camiseta exclusiva da campanha
* Válido até dia 10/12 para mamografias e preventivos apresentados por sócias titulares e esposas de associados
Para a troca pela camiseta precisamos que envie:
- Nome Completo do titular
- CPF do titular
- Imagem do exame realizado (mamografia ou preventivo) do ano de 2022
- Tamanho da camiseta que deseja
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Diagnóstico precoce
66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama. Por isso realizar o autoexame é fundamental, além de visitar seu médico periodicamente e fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos!
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores são:
Comportamentais/Ambientais
- Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
- Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
- Consumo de bebida alcoólica
- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)
- História de tratamento prévio com radioterapia no tórax
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
- Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
- Não ter filhos
- Primeira gravidez após os 30 anos
- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
- Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos
Hereditários/Genéticos
- Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem
- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.
Fique de olho!
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso mais satisfatórias.
Todas as mulheres devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres.
O diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%! Previna-se!
Confira AQUI uma série de vídeos muito bacana, com informações e orientações feitas de forma leve e didática sobre esse tama tão importante.
Comente esta notícia