"A deficiência está na sociedade e não na pessoa", sinaliza seminário sobre inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho
A quebra de barreiras. Essa foi a síntese do seminário "Construindo Pontes: Inclusão de pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho" realizado no auditório da sede central do SMC nesta sexta-feira, 5 de maio, com trabsmissão pelo youtube.com/metaltvsmc.
O seminário é resultado de uma ação conjunta do SMC, Espaço da Cidadania, Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU), Associação Nacional do Emprego Apoiado(ANEA) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT-9º Região).
A atividade contou com a participação de lideranças sindicais, profissionais do TRT, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego(SRTE-PR) e Ordem dos Advogados do Brasil(OAB).
O início do debate foi marcado pela análise e reflexão do desembargador do trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, portador de deficiência visual. Ricardo abordou o tema primeiramente contextualizando os direitos humanos, a relação capital trabalho e direitos civis. Na sequencia o desembargador foi enfático ao frisar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, “a deficiência está na sociedade e não na pessoa”.
Veja abaixo a entrevista com o desembargador.
Sérgio Butka, presidente do SMC
Alexandre Prado Betti, Consultor de emprego apoiado
Henry Xavier, jornalista e relações institucionais da UNILEHU
Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
Adriana Denise Bezerra -Professora Universidade Tuiuti do Paraná, Advogada / Assessora Afece ,Membro da Comissão da Mulher Advogada OAB/PR
Yvi Karla Bustamante Abbade, vice-presidente da UNILEHU e da Associação Nacional do Emprego Apoiado
Participante voluntário do Espaço da Cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e autor de 3 livros
Edson Antonio dos Anjos, diretor do SMC
Comente esta notícia