100 anos de luta - Histórias dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

Notícias

Imagem

Novembro Azul: Força e SMC levam campanha para as ruas de São José dos Pinhais

Na última semana a Força Paraná e o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, estiveram na Rua XV de São José dos Pinhais, fazendo orientações acerca da saúde e testes rápidos de glicemia e pressão arterial.

A iniciativa faz parte da campanha de conscientização Novembro azul, realizada no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação realizada na Rua XV de São José dos Pinhais, contou com parceria de equipe de Prevenção de Câncer Bucal, de Combate à Dengue e dos alunos do Instituto Menna Barreto, que mais uma vez, se dispuseram a realizar testes de glicemia e aferimento de pressão arterial. Entre os dias 21 e 22, mais de 1250 testes de glicemia foram aplicados e mais de 1300 pessoas tiveram sua PA aferida.

Um problema cultural

As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.

Câncer de Próstata

Detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço, dores nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade para dormir e incontinência urinária. Muitos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Outros acreditam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender além dos que não sabem que as dores podem estar relacionadas com o câncer.

Fique por dentro

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. • O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens

• 1 a cada 6 homens terá a doença

• 1 a cada 36 morrerá da doença

• Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos

• O INCA estima que em 2014/2015 68.800 novos casos sejam diagnosticados.

• No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.

• 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas

• 90% dos tumores são curáveis quando detectados precocemente

• O método mais eficaz de detecção é o exame preventivo

 

Lembre-se: A detecção precoce ainda é a maior arma na luta pela vida quando se trata de câncer de próstata porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.