
Diretoras do Departamento da Mulher Metalúrgica participam de evento internacional
Neste último dia 28, representantes do Departamento da Mulher Metalúrgica marcaram presença no "Projeto de Educação, Organização e Intercâmbio Sindical Internacional para Jóvens da Maérica Latina e Caribe”. da Industriall”.
O evento, promovido pela Industriall, foi realizado em Matinhos e contou com a com a participação de sindicalistas de 10 países, tendo como objetivo o debate de vários assuntos pertinentes a classe trabalhadora mundial, entre eles negociações de contratos coletivos, história dos sindicatos e educação sindical
Além do Brasil, participam Argentina, Alemanha, Colômbia, Chile, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Uruguai.
A Industriall é uma entidade com sede em Genebra, na Suíça, tem 608 sindicatos filiados de 140 países, inclusive o Brasil, que representam cerca de 50 milhões de trabalhadores de multinacionais.
Departamento da Mulher
O Departamento da Mulher do SMC é um espaço voltado para promover uma interação maior entre o Sindicato e as trabalhadoras metalúrgica.
É através dele que diversas campanhas e iniciativas que promovem o bem estar e a conscientização das trabalhadoras foram realizadas. Confira algumas campanhas:
Assédio sexual – Tolerância Zero
Campanha de combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho
O projeto do SMC “Assédio Sexual: Tolerância Zero” oferece assistências psicológica e jurídica gratuitas para mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho. Esse é um serviço para todas as mulheres metalúrgicas, além de esposa ou filhas de sócios metalúrgicos.
Além disso, o SMC também oferece um canal de denúncias totalmente seguro e reservado para que esses abusos sejam denunciados.
Outubro Rosa:
Campanha de combate do câncer de mama.
Nas ruas, sindicatos, empresas e fábricas: Objetivo é orientar e conscientizar as trabalhadoras e os trabalhadores sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção/detecção precoce do câncer de mama/colo uterino, além de outros esclarecimentos em relação à qualidade de vida e bem estar emocional.
Março Laranja:
Projeto de combate à violência contra mulher. O projeto exige a instituição dos seguintes organismos:
- Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
- Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
- Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);
HeforShe - Eles por elas
Adesão da campanha da ONU que se chama ElesPorElas (HeForShe). É um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.
O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca os homens como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.
Uma pela Outra
Campanha contra o corte de direitos das mulheres. No Facebook a página criada visa reunir, informar e mobilizar as mulheres no combate aos projetos que cortam direitos.
Venha fazer parte do movimento Uma pela Outra | Mulheres Unidas contra o corte de direito. Convide seus amigos e amigas e multiplique essa ideia! Acesse www.facebook.com/umapelaoutrabrasil e faça parte dessa luta!
Comente esta notícia