Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Renault

Imagem

METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA REALIZAM ASSEMBLEIA PARA DENUNCIAR ROMPIMENTO DE ACORDO DE MANUTENÇÃO DE EMPREGO PELA RENAULT

Ontem, empresa demitiu mais de 100 trabalhadores,  rompendo assim, o acordo de manutenção de empregos que ela mesmo assinou. Em assembleia, nesta tarde (06), Sindicato disse que vai notificar a Renault e a Justiça para  exigir o cumprimento do acordo

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) realizou hoje (06), à tarde, assembleia com os trabalhadores para denunciar o rompimento do acordo de manutenção de empregos por parte da Renault do Brasil  e exigir que a empresa cumpra o que assinou no último dia 11 de agosto. Ontem, a empresa demitiu mais de 100 trabalhadores. Na assembleia, o Sindicato apresentou a proposta, aprovada pelos metalúrgicos, de notificar a empresa e a Justiça para reivindicar que o acordo assinado seja cumprido.

“Numa atitude arbitrária, a Renault descumpriu o acordo que ela mesmo assinou e demitiu vários trabalhadores. Ela não levou em conta que no acordo estabelecido, nós fizemos várias concessões e aceitamos até algumas flexibilizações, tudo com a intenção de que a empresa mantivesse todos os empregos. A empresa aceitou e agora não cumpre. Na assembleia de hoje deixamos  claro: ou a empresa cumpre o que acordou ou voltamos à estaca zero com os trabalhadores se mobilizando para defender seus empregos. Ela decide”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.

O Sindicato também estará entrando com  ação na Justiça pedindo a suspensão das demissões e que  a empresa seja obrigada a cumprir o que ela mesma assinou.

Acordo de manutenção de emprego

No último dia 11 de agosto, os trabalhadores aprovaram a  proposta de manutenção de empregos construída entre o Sindicato e a Renault  e encerraram uma greve de 21 dias realizada em defesa dos empregos. No acordo assinado entre as partes, ficou estipulado a manutenção dos empregos com a  criação de um Layoff (suspenção do contrato de trabalho com garantia de 855 do salário) e um Plano de Demissão Voluntária (PDV); Foi aprovado ainda um acordo salarial e de PLR até 2023.

A fábrica da Renault fica em São José dos Pinhais (PR), possui cerca de 7.300 trabalhadores que produzem os modelos Sandero Stepway, Logan, Kwid, Duster, Oroch, Master e Captour. A fábrica ainda conta com uma unidade de motores e injeção de alumínio.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.